Número Actual

n. 33 (2023): Medievalista - Dossier “O Castelo de Belvoir e a arquitectura fortificada da Ordem militar de São João”

Faz-se memória nesta Medievalista da Ana Cristina Lemos, outra jovem investigadora do Instituto de Estudos Medievais precocemente desaparecida. Especialista no estudo das iluminuras e pioneira nas pesquisas sobre a cor, a ela se ficou a dever a análise do Livro de Horas de D. Duarte, e, sobretudo, a descoberta e a valorização da colecção de Livros de Horas do Palácio de Mafra. Tal como recordam os textos adiante publicados, que lhe prestam uma última e comovida homenagem, a Ana Lemos era mais que uma investigadora competente. Não só era uma professora atenta à formação integral dos seus alunos, como uma cidadã empenhada, com uma vida de militância pelas causas cívicas, artísticas e culturais. De uma forma que lhe era própria, fazia assim justiça à velha lição de Marc Bloch, que aconselhava os aprendizes de historiador a viverem a vida do seu tempo para poderem compreender e decifrar os restos que ficaram das vidas do passado. Tanto por fazer história, como por fazer que esta acontecesse todos os dias, era quase inevitável que a Ana Lemos deixasse uma impressão viva nas vidas e nas memórias dos seus colegas, amigos e professores. Como fazem as cores de que ela tanto gostava.

Número completo [PDF]

DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.6193

Publicado: 2022-12-31

Editorial

Destaques

Notas de investigação

Ver Todos os Números

Âmbito e Objectivos

Medievalista é uma revista de estudos medievais fundada em 2005 pelo Professor Luís Krus e, desde então, publicada em linha pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM). Como indica o seu nome, a revista é de âmbito geral e dirige-se a todos os investigadores e interessados nos estudos medievais, publicando artigos em idiomas de origem latina (português, castelhano, francês e italiano), ou germânica (inglês e alemão). Edita, em acesso livre, dois números por ano e aceita trabalhos originais de todas as áreas disciplinares, sob a forma de artigos, recensões, balanços historiográficos, notícias e divulgação de investigações académicas recentes, desde que relativos à época medieval. Aposta em abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de cruzar diferentes realidades e perspectivas. Submete os artigos a arbitragem científica por pares, procurando conciliar o rigor das análises com os olhares mais abrangentes e estimulantes. Com a publicação da Medievalista, pretende-se criar um espaço internacional de partilha e de debate de ideias, aberto a todos, dos autores consagrados, aos jovens investigadores.

Medievalista encontra-se incluída nas seguintes plataformas:

LatindexDialnetLusOpenEditionDOAJ, ERIH PlusSciELO PortugalWeb of Science – SciELO Citation IndexSherpa Romeo, MLA Database, CIRC, Index Copernicus, MIARRegesta Imperii .

Protocolos de interoperabilidade:

A Medievalista utiliza o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocol for Metadata Harvesting) que permite a interoperabilidade entre distintas plataformas e repositórios mediante a troca de metadatos

Link: https://www.medievalista.iem.fcsh.unl.pt/oai

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO [PDF]