Número Actual

n. 31 (2022): Medievalista - Dossier Temático "Intercâmbios Peninsulares"

Traz esta Medievalista em destaque um interessante ensaio sobre a História Contemplativa de José Mattoso. Inclui ainda um número muito significativo de textos, de iniciativas e de investigações em curso, com as mais distintas proveniências, que são outros tantos testemunhos dos diferentes modos de fazer e de comunicar ciência no campo dos estudos medievais. Espera-se que, com eles, a revista se consolide como um espaço de difusão, de debate e de partilha de saberes, de dúvidas e de interrogações, de acesso livre e aberto à participação de todos, sem custos de qualquer tipo, nem para os leitores, nem para os investigadores. Como sempre se fez na Medievalista e se fará no futuro.

Número completo [PDF]

DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.5050

Publicado: 2022-01-01

Editorial

Destaques

Varia

Ver Todos os Números

Âmbito e Objectivos

Medievalista é uma revista de estudos medievais fundada em 2005 pelo Professor Luís Krus e, desde então, publicada em linha pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM). Como indica o seu nome, a revista é de âmbito geral e dirige-se a todos os investigadores e interessados nos estudos medievais, publicando artigos em idiomas de origem latina (português, castelhano, francês e italiano), ou germânica (inglês e alemão). Edita, em acesso livre, dois números por ano e aceita trabalhos originais de todas as áreas disciplinares, sob a forma de artigos, recensões, balanços historiográficos, notícias e divulgação de investigações académicas recentes, desde que relativos à época medieval. Aposta em abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de cruzar diferentes realidades e perspectivas. Submete os artigos a arbitragem científica por pares, procurando conciliar o rigor das análises com os olhares mais abrangentes e estimulantes. Com a publicação da Medievalista, pretende-se criar um espaço internacional de partilha e de debate de ideias, aberto a todos, dos autores consagrados, aos jovens investigadores.

Medievalista encontra-se incluída nas seguintes plataformas:

LatindexDialnetLusOpenEditionDOAJ, ERIH PlusSciELO PortugalWeb of Science – SciELO Citation IndexSherpa Romeo, MLA Database, CIRC, Index Copernicus, MIARRegesta Imperii .

Protocolos de interoperabilidade:

A Medievalista utiliza o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocol for Metadata Harvesting) que permite a interoperabilidade entre distintas plataformas e repositórios mediante a troca de metadatos

Link: https://www.medievalista.iem.fcsh.unl.pt/oai

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO [PDF]