Número Actual

n. 29 (2021): Medievalista - Dossier Monográfico O Bestiário Medieval

Abre esta Medievalista com mais uma nota de pesar, motivada pelo desaparecimento de Peter Linehan a 9 de Julho de 2020. O corpo deste número está formado por um dossier temático, coordenado por Adelaide Miranda e Pedro Chambel, e dedicado ao estudo do Bestiário Medieval. Alguns dos textos são de autores consagrados, mas muitos outros, porém, são pertença de investigadores mais jovens, oriundos de diversos países e doutras historiografias. Tal aposta na diversidade de origens, de temas e de perspectivas, também se observa nas secções fixas da revista. Através delas, mostra-se a resiliência e a criatividade dos estudos medievais, nas suas mais diversas áreas disciplinares, mas igualmente a possibilidade de converter as actuais dificuldades em oportunidade de maior partilha e debate dos saberes.

Número completo [PDF]

Publicado: 2021-01-01

Editorial

Destaques

Ver Todos os Números

Medievalista é uma revista de estudos medievais fundada em 2005 pelo Professor Luís Krus e, desde então, publicada em linha pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM). Edita, em acesso livre, dois números por ano e aceita trabalhos originais de todas as áreas disciplinares, sob a forma de artigos, recensões, balanços historiográficos, notícias e apresentações de teses, desde que relativos à época medieval. Aposta em abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de cruzar diferentes realidades e perspectivas. Submete os artigos a arbitragem científica por pares, procurando conciliar o rigor das análises com os olhares mais abrangentes e estimulantes. Com a publicação da Medievalista, pretende-se criar um espaço internacional de partilha e de debate de ideias, aberto a todos, dos autores consagrados, aos jovens investigadores.

Medievalista encontra-se incluída nas seguintes plataformas: LatindexDialnetLusOpenEditionDOAJ, ERIH PlusSciELO e Web of Science – SciELO Citation Index

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO [PDF]