Luxúria e iconografia na escultura românica portuguesa.
DOI:
https://doi.org/10.4000/medievalista.1489Keywords:
Romanesque Art; Erotic Sculpture; Luxury; Iconography; PortugalAbstract
The luxury on the Portuguese Romanesque iconography – as a synonym of eroticism –, has been little studied. The present article contributes to this debate by analyzing different symbolic and thematic areas that can be found on the Medieval Bestiary, on the Bible, on the human being and on the animal world representations. The investigation led us to the conclusion that the luxury can be found from the north to the south of the country, though more incident on the north, and especially focused on the mermaid theme. In this respect, the Travanca Monastery works as an irradiating center presenting sexual representations somehow repressed.
Bibliography
Printed sources
A BÍBLIA Sagrada. Lisboa: Paulus Editora, 2009.
Studies
ALMEIDA, Carlos Aberto Ferreira de – História da arte em Portugal: o românico. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.
– História da arte em Portugal: o românico. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
– "Primeiras impressões sobre a arquitectura românica portuguesa". in Revista da Faculdade de Letras: História. Porto: Universidade do Porto / Faculdade de Letras. Série I, vol. 2 (1971), pp. 65-116.
ALVES, Lourenço – "Igrejas e Capelas românicas da Ribeira Lima". in Caminiana. Nº 7, ano IV (1982), pp. 47-118.
AZEVEDO, Cândido de – Igreja românica de Sernancelhe. Sernancelhe: Câmara Municipal de Sernancelhe, 2012.
BARREIRA, Catarina Alexandra Martins Fernandes – Gárgulas: representações do feio e do grotesco no contexto português: séculos XIII a XVI [Em linha]. Lisboa: Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes, 2010. Tese de doutoramento em Belas Artes. [Consultado a 08.11.2013]. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2590.
BOTELHO, Maria Leonor - A historiografia da arquitectura da época românica em Portugal: 1870-2010. Lisboa: FCG/FCT, 2013.
– "Mosteiro de Roriz". in NUÑO GONZÁLEZ, Jaime (coord.) – Arte românica em Portugal. Madrid: Fundación Santa María La Real, 2010, pp. 245-256.
– "Mosteiro de São Salvador de Bravães". in NUÑO GONZÁLEZ, Jaime (coord.) – Arte românica em Portugal. Madrid: Fundación Santa María La Real, 2010, pp. 183-198.
CAMILLE, Michael – Images dans les marges: aux limites de l'art médiéval. Paris: Gallimard, 1997.
FERNANDES, Paulo Almeida – "A escultura românica em Portugal: construções historiográficas e desafios actuais". in COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE ARTE – A escultura em Portugal da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: história e património. Lisboa: Fundação das Casas da Fronteira e de Alorna, 2009, pp. 25-54.
– "Iconografia do apocalipse: uma nova leitura do portal ocidental da Sé de Lisboa". in Estudos Património. Lisboa: IPPAR. Nº 7 (2004), pp. 93-101.
GRAF, Gerhard – Portugal Roman. Vol. I. Yonne: Zodiaque, 1986.
IGESPAR – "Igreja matriz de Alcácer do Sal" [Em linha]. Lisboa: Igespar. [Consultado a 19.06.2014]. Disponível em: http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74821/.
LEÓN GÓMEZ, Carmelo – "Rutas por el Románico de la comarca: el románico erótico". in Arevagos [Em linha]. El Burgo de Osma: Aprodebur, 2005 - 2010. Nº 40 (2010) [Consultado a 08.11.2013]. Disponível em: http://www.islabahia.com/aprodebur/Arevacos/40_enero2010/40romanico.htm.
LIMA, Alexandra Cerveira Pinto S. (coord.) – Terras do Côa: da Malcata ao Reboredo [Em linha]. Guarda: Estrela-Côa, 1998. [Consultado a 09.10.2013]. Disponível em: http://www.arte-coa.pt/Ficheiros/Bibliografia/1686/1686.pt.pdf.
LOIS GARCÍA, Xosé – Simbologia do românico de Amarante. Amarante: Edições do Tâmega, 1990.
LOPES, Hugo – "Os mosteiros medievais como edifícios de saber: A conquista do território pela implantação de conhecimento desde o século X ao século XII – O caso português como ilustração paradigmática". in Millenium: Revista do ISPV [Em linha]. Ano 8, nº 27 (Abr. 2003), pp. 138-194. [Consultado a 08.11.2013]. Disponível em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium27/20.htm.
LOPES, Roger Teixeira – Carrazeda de Ansiães: património artístico. Mirandela: João Azevedo Editor, 1996.
MARQUES, Marisa Costa – "O mundo do fantástico na arte românica e gótica em Portugal: o género diplomático ‘notícia’ na documentação medieval portuguesa (séculos X-XIII). Dissertação de mestrado em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Julho de 2007". in Medievalista [Em linha]. Nº 8 (Jul. de 2010). [Consultado a 08.11.2013]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA8\marques8013.html.
MARTÍN JIMÉNEZ, Carlos M. – Las mejores rutas por el románico de Palencia. Palencia: Deputación de Palencia, 2008.
MARTINS, Fausto Sanches – "As imagens das nossas igrejas". in CONGRESSO SOBRE A DIOCESE DO PORTO, I, 2002 - Tempos e lugares de memória: actas. Porto/Arouca: UC/FLUP, 2002. Vol.I, pp. 211-221.
MATTOSO, José (dir.) – XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura: Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento. Convento da Madre de Deus: Os Antecedentes Medievais dos Descobrimento. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983.
– "O corpo, a saúde e a doença". in MATTOSO, José (dir.) – História da vida privada em Portugal: a Idade Média. Vol. I. Lisboa: Temas e Debates, 2011, pp. 348-374.
NOÉ, Paula – "Capela de Santo Abdão". in Monumentos.pt [Em linha]. Sacavém: IHRU, 1992. [Consultado a 08.11.2013]. Disponível em: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2106.
NUÑO, Jaime – "Erotismo medieval: sexo y arte románico". in Agenda de Reflexion [Em linha]. Nº 794 (Mar. 2012). [Consultado a 10.12.2013]. Disponível em: http://www.agendadereflexion.com.ar/2012/03/20/794-erotismo medieval-sexo-y-arte-romanico/.
OLIVEIRA, A. de Sousa – "Temas psicomáquicos na escultura românica decorativa". in Lucerna. Vol. V (1966), pp. 655-663.
OLIVEIRA, António Resende de – "A sexualidade". in MATTOSO, José (dir.) – História da vida privada em Portugal: a Idade Média. Vol. I. Lisboa: Temas e Debates, 2011, pp. 324-347.
PACAUT, Marcel – "A Europa românica ou o tempo das primeiras sementeiras". In
GRIMAL, Pierre et al. – História geral da Europa. Vol. 1. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1996, pp. 355-440.
REAL, Manuel Luís – "La sculpture figurative dans l'art roman du Portugal". in GRAF, Gerhard - Portugal Roman. Vol. I. Yonne: Zodiaque, 1986, pp. 33-75.
RÉAU, Louis – Iconografía del arte cristiano: introducción general. Vol. 3. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008.
– Iconografía del arte cristiano: iconografía de la Biblia: Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008.
RODRIGUES, Jorge – "A escultura românica". in PEREIRA, Paulo – História da arte portuguesa. Vol. 1. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pp. 264-331.
– Galilea, Locus e Memória: panteões, estruturas funerárias e espaços religiosos associados em Portugal… Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, Tese de doutoramento em História da Arte, 2011.
– "O mundo românico: século XI-XIII". in PEREIRA, Paulo – História da arte portuguesa. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995, pp. 9-157.
ROSAS, Lúcia – "A análise crítica". in SANTOS, Maria José Ferreira dos (coord.) – Igreja de S. Pedro de Abragão: redescobrir um templo românico. Penafiel: Museu Municipal de Penafiel, 2008, pp. 23-33.
– "Igreja de São Tiago de Adeganha". in NUÑO GONZÁLEZ, Jaime – Arte românica em Portugal. Madrid: Fundación Santa María La Real, 2010, pp. 285-296.
ROSAS, Lúcia (coord.) – Românico do Vale do Sousa. Lousada: VALSOUSA, 2008.
ROSAS, Lúcia; BOTELHO, Leonor; RESENDE, Nuno – Rota do Românico. Vol. II. Lousada: Centro de Estudos do Românico e do Território, 2014.
ROTA DO ROMÂNICO – “Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela”. in Rota do Românico [Em linha]. Lousada: Rota do Românico, 2013. [Consultado a 10.12.2013]. Disponível em: http://www.rotadoromanico.com/vPT/Monumentos.
SERNA, Andrés – El romanico erotico: lujuria en los templos cristianos [Em linha]. S.l.: s.n., 2012. [Consultado a 11.12.2013]. Disponível em: http://elcorreodelasmatas.blogspot.com.es/2012/12/el-romanico-erotico-lujuria-en-los.html.
SERRANO, Ferran Salgado – "La colegiata de San pedro de Cervatos". in Revista Arqueología, historia y viajes sobre el mundo medieval. Nº 44 (2012), pp. 52-61.
SILVA, João Ribeiro da – "Elementos românicos da Igreja de Rosém". in MARCO HISTÓRICO E CULTURAL – Atas de eventos marcoenses: 1988-1998. Marco de Canaveses: Câmara Municipal do Marco de Canaveses, 1998, pp. 151-156.
SOUSA, Luís Correia de – "Iconografia musical na escultura Românica em Portugal". in Medievalista [Em linha]. Nº 1, ano 1 (2005). [Consultado a 11.12.2013]. Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA1/medievalista-iconografia.htm.
SOUZA, Armênia Maria – "A realeza cristã ibérica no Espelho dos reis de frei Álvaro Pais (séc. XIV)". in Dimensões. Vol. 26 (2011), pp. 189-215.
VALLE, Carlos – Revista de Etnografia, Tradições Populares de Vila Nova de Gaia. Porto: Junta Distrital do Porto, 1965.
VASCONCELOS, Joaquim; ABREU, Marques – Arte românica em Portugal. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1919.
VERMEERSCH, Paula Ferreira – "Considerações sobre representações fantásticas em capitéis românicos". in Unicamp - Instituto de Estudos da Linguagem [Em linha]. (1998). [Consultado a 22.12.2013]. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/c00016.htm.