Produzindo o bestiário: do texto à imagem

Autores

  • Ilya Dines Library of Congress Washington, DC, USA, ilyamdemontibus@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.3867

Palavras-chave:

Physiologus, Bestiários, Desvios, Manuscritos, Imagens

Resumo

Neste artigo, investigo a relação entre o texto e as imagens nos bestiários latinos medievais. Os bestiários medievais, derivados do antigo Physiologus, remontam a uma tradição de quase 1800 anos e geraram várias centenas de cópias em toda a Europa, incluindo um subconjunto menor de bestiários latinos. Resumindo a primeira análise abrangente de todo o corpus de bestiários latinos, este artigo examina os padrões de desvios ou exceções do cânone que rege as ilustrações de bestiários. Eu analiso os desvios para investigar a relação entre o trabalho do escriba e o do artista na produção de manuscritos bestiários, a fim de determinar em que medida os artistas medievais usavam ilustrações já existentes e, inversamente, quando e em que medida estavam dispostos, ou capazes, a desviarem-se do cânone. Neste último caso, procuro explorar as possíveis motivações do artista, bem como as razões para a escolha de motivos específicos.

 

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Dines, I. (2020). Produzindo o bestiário: do texto à imagem. Medievalista, (29), 91–116. https://doi.org/10.4000/medievalista.3867