• Medievalista
    n. 5 (2008)

    A revista on-line do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa foi uma das primeiras publicações periódicas portuguesas da área da História apresentada apenas na net. Compreende-se que assim seja. Por um lado, a investigação científica do período medieval requer um grau de especialização que reduz fatalmente tanto os seus autores como o seu público. Se a revista fosse impressa, não se poderia esperar que a venda pagasse os custos de publicação e de difusão. É, pois, um instrumento produzido por poucos e destinado a um público reduzido. A net resolve bem a dificuldade daí resultante: torna-se acessível a todos os interessados e a sua produção pode ser artesanal.

  • Medievalista
    n. 4 (2008)

    Com a MedievalistaOnline nº 4, damos continuidade a um projecto iniciado pelo Prof. Doutor Luís Krus que há três anos e neste mesmo mês de Junho nos deixou e a quem aqui prestamos a nossa justa e sentida homenagem. Neste número prosseguimos uma prática de interdisciplinaridade conjugando estudos de História, Literatura e História da Arte de investigadores nacionais e estrangeiros.

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.934

  • Medievalista
    n. 3 (2007)

    O terceiro número da MedievalistaOnline surge dando continuidade às edições anteriores, com um conjunto variado de textos de estudos dedicados à Idade Média, centrando-se em fontes predominantemente portuguesas. Mais uma vez privilegia-se a interdisciplinaridade em artigos que resultam de investigações recentes, os quais tiveram origem em encontros e seminários promovidos pelo Instituto de Estudos Medievais. Coexistem neste número os trabalhos de jovens investigadores com os de autores consagrados.

  • Medievalista
    n. 2 (2006)

    O primeiro número da Medievalista, a revista on line do Instituto de Estudos Medievais (IEM), saiu em 2005, numa altura em que já se encontrava gravemente doente o presidente do IEM e director da Medievalista, o Prof. Doutor Luís Krus, a quem se deveu a concepção da revista. O seu posterior falecimento acabou por implicar que a Medievalista surgisse sem o respectivo editorial e sem a divulgação desejada. Deste modo, cabe-nos agora a tarefa de a apresentar e de expor os seus objectivos. Esta revista surgiu dedicada aos estudos medievais, ocupando um espaço interdisciplinar na abordagem das temáticas apresentadas.

  • Medievalista
    n. 1 (2005)

    O primeiro número da revista Medievalista surgiu graças ao esforço e empenho do Professor Luís Krus. É uma publicação online do IEM com uma abordagem interdisciplinar, que procura responder à inexistência de edições periódicas portuguesas sobre a Idade Média. A Medievalista pretende dar a conhecer os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também os dos já consagrados, e contribuir para uma ampla difusão da cultura académica medieval. Serão igualmente divulgadas comunicações apresentadas no âmbito de encontros, colóquios e seminários promovidos pelo IEM, prevendo-se no futuro a edição de números temáticos. Com a publicação da revista, queremos abrir um espaço de debate de ideias com a comunidade, promover e divulgar novas abordagens ao estudo da Idade Média, estimulando vivamente a elaboração de trabalhos interdisciplinares.

26-30 de 30