Arquivos - Página 2

  • Medievalista
    N.º 11 (2012)

    A variedade de temas, de conceitos interpretativos e de metodologias continua a ser uma característica da revista online do IEM. Nesse sentido, representa bem o medievalismo português actual. Preferindo explorar temas e vias de representação historiográfica até há pouco virgens entre nós (ou pouco menos), do que aprofundar aspectos apenas aflorados em pesquisas anteriores, mas ainda não suficientemente dominados, os jovens investigadores mostram que também no medievalismo, como noutras ciências, se busca o progresso da investigação científica pelas vias da internacionalização e da interdisciplinaridade.

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.738

  • Medievalista
    N.º 10 (2011)

    Sem plano preestabelecido, ao sabor da colaboração que nos vai sendo proposta, mas com o cuidado de exigir rigor e originalidade na apresentação dos artigos que nos são enviados, a Medievalista on-line continua a apresentar-se como lugar de acolhimento de investigações de dimensão reduzida, mas alcance e significado efectivo no conjunto da medievalística portuguesa.

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.103

  • Medievalista
    N.º 9 (2011)

    O primeiro número da revista Medievalista surgiu em 2005, graças ao esforço e empenho do Professor Luís Krus. É uma publicação online do IEM com uma abordagem interdisciplinar, que procura responder à inexistência de edições periódicas portuguesas sobre a Idade Média.

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.491

  • Medievalista
    N.º 8 (2010)

    Edição Comemorativa dos 5 anos da Revista Medievalista

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.456

  • Medievalista
    N.º 7 (2009)

    A Medievalista pretende propor aos seus leitores uma reflexão séria acerca do que actualmente se passa no país medievalista. Por isso pedimos ao Professor Garcia de Cortázar e à Universidade de Salamanca autorização para reproduzir neste número uma séria análise do que se passa em Espanha e que tem muitos pontos de contacto com a nossa situação. É um convite a reflectirmos seriamente no mesmo problema.

  • Medievalista
    N.º 6 (2009)

    Com um passo ainda não muito seguro, a Medievalista vai percorrendo o seu caminho e tentando encontrar o seu lugar entre as publicações consagradas ao estudo da Idade Média europeia. Embora procure dar a investigadores mais jovens uma oportunidade de publicação dos seus estudos, sobretudo daqueles que ensaiam novos temas e novos métodos, não exclui a colaboração de autores já experimentados que vão estendendo as suas pesquisas a áreas contíguas às das suas explorações anteriores. Este número é disso mesmo expressão clara.

  • Medievalista
    N.º 5 (2008)

    A revista on-line do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa foi uma das primeiras publicações periódicas portuguesas da área da História apresentada apenas na net. Compreende-se que assim seja. Por um lado, a investigação científica do período medieval requer um grau de especialização que reduz fatalmente tanto os seus autores como o seu público. Se a revista fosse impressa, não se poderia esperar que a venda pagasse os custos de publicação e de difusão. É, pois, um instrumento produzido por poucos e destinado a um público reduzido. A net resolve bem a dificuldade daí resultante: torna-se acessível a todos os interessados e a sua produção pode ser artesanal.

  • Medievalista
    N.º 4 (2008)

    Com a MedievalistaOnline nº 4, damos continuidade a um projecto iniciado pelo Prof. Doutor Luís Krus que há três anos e neste mesmo mês de Junho nos deixou e a quem aqui prestamos a nossa justa e sentida homenagem. Neste número prosseguimos uma prática de interdisciplinaridade conjugando estudos de História, Literatura e História da Arte de investigadores nacionais e estrangeiros.

    DOI: https://doi.org/10.4000/medievalista.934

  • Medievalista
    N.º 3 (2007)

    O terceiro número da MedievalistaOnline surge dando continuidade às edições anteriores, com um conjunto variado de textos de estudos dedicados à Idade Média, centrando-se em fontes predominantemente portuguesas. Mais uma vez privilegia-se a interdisciplinaridade em artigos que resultam de investigações recentes, os quais tiveram origem em encontros e seminários promovidos pelo Instituto de Estudos Medievais. Coexistem neste número os trabalhos de jovens investigadores com os de autores consagrados.

  • Medievalista
    N.º 2 (2006)

    O primeiro número da Medievalista, a revista on line do Instituto de Estudos Medievais (IEM), saiu em 2005, numa altura em que já se encontrava gravemente doente o presidente do IEM e director da Medievalista, o Prof. Doutor Luís Krus, a quem se deveu a concepção da revista. O seu posterior falecimento acabou por implicar que a Medievalista surgisse sem o respectivo editorial e sem a divulgação desejada. Deste modo, cabe-nos agora a tarefa de a apresentar e de expor os seus objectivos. Esta revista surgiu dedicada aos estudos medievais, ocupando um espaço interdisciplinar na abordagem das temáticas apresentadas.

  • Medievalista
    N.º 1 (2005)

    O primeiro número da revista Medievalista surgiu graças ao esforço e empenho do Professor Luís Krus. É uma publicação online do IEM com uma abordagem interdisciplinar, que procura responder à inexistência de edições periódicas portuguesas sobre a Idade Média. A Medievalista pretende dar a conhecer os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também os dos já consagrados, e contribuir para uma ampla difusão da cultura académica medieval. Serão igualmente divulgadas comunicações apresentadas no âmbito de encontros, colóquios e seminários promovidos pelo IEM, prevendo-se no futuro a edição de números temáticos. Com a publicação da revista, queremos abrir um espaço de debate de ideias com a comunidade, promover e divulgar novas abordagens ao estudo da Idade Média, estimulando vivamente a elaboração de trabalhos interdisciplinares.

26-36 de 36