Âmbito e objectivos

A Medievalista é uma revista online com periodicidade semestral (Janeiro e Julho) que publica originais sob a forma de artigos, comunicações em congressos, recensões, apresentações de tese, cartas ao Director, estados de arte e outros.

A Medievalista contempla números temáticos e não temáticos e aceita textos redigidos em português, inglês, francês, castelhano, italiano ou alemão provenientes de qualquer área disciplinar ou âmbito geográfico, desde que submetidos à temática medieval.

A Medievalista é uma publicação de acesso aberto que não remunera nem cobra custos de submissão ou de processamento de artigos.

Após leitura prévia pelos Editores, para verificar a conformidade com os objectivos, as normas e os critérios de edição da revista, os artigos recebidos são submetidos a dupla e “cega” arbitragem científica, sendo aprovados para publicação apenas quando obtêm dois pareceres externos favoráveis.

Os restantes contributos estão sujeitos a aprovação pelos Editores. Todos os textos aceites para publicação são disponibilizados gratuitamente em formato PDF.

Os artigos podem ser redigidos em vários idiomas (português, inglês, francês, castelhano, italiano, alemão), respeitando as políticas e as normas editoriais adoptadas pela revista. Os manuscritos deverão ser submetidos no modelo de artigo disponibilizado.

A submissão de artigos realiza-se através deste site, registando-se e acedendo à plataforma. 

Instruções aos autores – submissão, processo de arbitragem e publicação (PDF)

Modelo para submissão de artigos (PDF)

Modelo para submissão de outros textos (PDF)