Babuinare: o macaco nos marginalia do século XIV em Portugal

Autores

  • Joana Antunes Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CEAACP, CHSC 3030; Coimbra; Portugal

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.7741

Palavras-chave:

iconografia, marginalia, Portugal, macaco, século XIV

Resumo

Conhecidas pela sua prolixidade e heterodoxia, as margens da arte medieval oferecem-nos, também em Portugal, um vastíssimo elenco de figuras, temas e estratégias de representação que importa interrogar e conhecer. Criadas para preencher vazios, para dinamizar superfícies e relações espaciais, para comentar e ampliar os efeitos previstos para o centro, foram também investidas de funções lúdicas, profiláticas e apotropaicas, tão importantes na cultura medieval mas ainda tão pouco estudadas (e tão difíceis de estudar) entre nós. 

Entre os diversos protagonistas destas margens da arte medieval, destaca-se, sobretudo a partir do final do século XIII, a figura do macaco, símile e extensão satírica e moralizadora do comportamento humano e, portanto, actor principal de um mundo às avessas que encontra nas margens o seu lugar natural. Atestando a naturalidade desta mesma relação, a primeira designação medieval para uma boa parte da figuração que hoje designamos por marginalia provém do termo babuíno, convocando a generalidade das espécies e comportamentos símios então conhecidos. Partindo desta afinidade, procuraremos identificar e, sempre que possível, interpretar algumas das mais significativas representações de macacos nos marginalia medievais em Portugal ao longo do século XIV, das quais se destacam dois estudos de caso inéditos.

 

Referências bibliográficas

Fontes 

Fontes manuscritas

Porto, Biblioteca Pública Municipal do Porto, MS Santa Cruz 24.

Porto, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Ms. 623.

The Aberdeen Bestiary - MS 24 [Em linha] Aberdeen: University of Aberdeen [Consultado a10 Junho 2023]. Disponível em https:// www.abdn.ac.uk/bestiary/translat/12v.hti

Fontes impressas

BLUTEAU, Raphael – Vocabulario Portuguez & Latino. Vol. 2. Coimbra: Colégio da Companhia de Jesus, 1728.

CHAUCER, Geoffrey – The House of Fame. Ed. Walter Skeat. The Complete Works of Geoffrey Chaucer. London: Oxford University Press, 1937.

Cleanness. Ed. Richard Morris. In Early English Alliterative Poems in the West-Midland Dialect of the Fourteenth Century. London: Trübner & Co., 1864. pp. 38-91.

DE LA HALLE, Adam; GUIART, Guillaume - Branche des royaux lignages: chronique métrique de Guillaume Guiart. Ed. J.-A. Bouchon. Paris: Verdière, 1828.

DU CANGE, et al. – Glossarium mediae et infimae latinitatis [Em linha]. éd. augm. Niort : L. Favre, 1883‑1887 [consultado a 10 Junho 2023]. Disponível em http://ducange.enc.sorbonne.fr/

FIAMMA, Galvano – De rebus gestis ab Azone, Luchino et Johanne Vicecomitibus ab anno MCCCXVIIII usque annum MCCCXLII. Ed. C. Castiglioni. Rerum Italicarum Scriptores. Series II, Tomo XII, 4. Bologna: Nicola Zanichelli, 1938.

LYDGATE, John – Troy Book. Ed. Henry Bergen. Lydgate’s Troy Book. I. London: Trübner & Co., 1906.

Promptorium Parvulorum sive Clericorum. Ed. Albert Way. London: Camden Society, 1838.

ROLLAND, Francisco – Adagios, Proverbios, Rifãos e Anexis da Lingua Portuguesa. Lisboa: Typographia Rollandiana, 1780.

TIREL, Guillaume – Le viandier de Guillaume Tirel, dit Taillevent. Ed. Jérôme Pichon, Georges Vicaire. Paris: Techner, 1892.

VICENTE, Gil – Auto dos Físicos. Ed. Centro de Estudos de Teatro. Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVI - Base de dados textual [Em linha]. Lisboa: Centro de Estudos de Teatro, 2010. [Consultado a 06 Junho 2023]. Disponível em http:// www.cet-e-quinhentos.com/obras

Estudos

AFONSO, Luís Urbano – O ser e o tempo. As idades do Homem no gótico português. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2003.

APOSTOLOS-CAPPADONA, Diane – “Discerning the Hand-of-Fatima: An Iconological Investigation of the Role of Gender in Religious Art”. In SONBOL, Amira El Azhary (Ed.) - Beyond the Exotic: Women’s Histories in Islamic Societies. New York: Syracuse University Press, 2005, pp. 347-361.

ANTUNES, Joana – O Limite da Margem na Arte em Portugal (sécs. XIV-XVI). Coimbra: Universidade de Coimbra, 2016. Dissertação de Doutoramento.

ANTUNES, Joana – “Sem medo nem vergonha. Imagens insólitas à margem da escultura medieval”. Kairós. Boletim do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património 10 (2021), pp. 7-25.

ARNAUT, Salvador Dias – A Crise Nacional dos Fins do Século XIV. Coimbra: FLUC-Instituto de Estudos Históricos Dr. António de Vasconcelos, 1960.

BAKHTIN, Mikhail – Rabelais and His World. Bloomington: Indiana University Press, 1984.

BARTHOLEYNS, Gil; DITTMAR, Pierre-Olivier; JOLIVET, Vincent – Image et Transgression au Moyen Âge. Paris: PUF, 2008.

BOUCHERON, Patrick – Le pouvoir de bâtir. Urbanisme et politique édilitaire à Milan (XIVe-XVe siècles). Roma: École Française de Rome, 1998.

BRAGA, Isabel Drumond; BRAGA, Paulo Drumond – Animais e Companhia na História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores, 2015.

BUQUET, Thierry – “Preventing ‘Monkey Business’. Fettered Apes in the Middle Ages”. Medieval Animal Data Network [Em linha] (2013) [Consultado a 12 Junho 2023]. Disponível em http://mad.hypotheses.org/37

CAMILLE, Michael – “Play, Piety and Perversity in Medieval Marginal Manuscript Illumination”. In KRÖLL, Katrin; STEGER, Hugo (eds.) –  Mein ganzer Körper ist Gesicht: Groteske Darstellungen in der europäischen Kunst und Literatur des Mittelalters. Freiburg: Rombach, 1994, pp. 171-192.

CAMPS, Daniel Rico – “Ridiculous Voices in Medieval Art”. In BONET, Francesca (ed.) – Repensar el sombrío Medioevo. Kassel: Reichenberger, 2014, pp. 25-44.

CLASSEN, Albrecht (ed.) – Laughter in the Middle Ages and Early Modern Times: Epistemology of a Fundamental Human Behavior, its Meaning, and Consequences. Berlin & New York: Walter de Gruyter GmbH, 2010.

CLARK, Stuart – Thinking with Demons. Oxford: Oxford University Press, 1999.

FERNANDES, Carla Varela – A Imagem de um Rei. Análise do Túmulo de D. Fernando I. Lisboa: Museu Arqueológico do Carmo - Associação dos Arqueólogos Portugueses, 2009.

FREITAG, Barbara – Sheela-na-gigs: Unravelling an Enigma. London & New York: Routledge, 2004.

GANDRA, Manuel J. – Filosofia Hermética. As Tentações de Bosch ou o Eterno Retorno. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1994.

GIMBEL, Lena Mackenzie – Bawdy badges and the Black Death: late medieval apotropaic devices against the spread of the plague. Louisville: Faculty of the College of Arts and Sciences of the University of Louisville, 2012. Dissertação de Mestrado.

GOMES, Rita Costa – D. Fernando. Lisboa: Círculo de Leitores, 2005.

GOMES, Saul António – Vésperas Batalhinas. Estudos de História e Arte. Leiria: Edições Magno, 1997.

GÓMEZ MARTÍNEZ, Susana (Coord.) – Os Signos do Quotidiano. Gestos, Marcas e Símbolos no Al-Ândalus. Mértola: Campo Arqueológico de Mértola - CEAUCP, 2011

JANSON, Horst W. – Apes and Ape Lore: In the Middle Ages and the Renaissance. London: Warburg Institute, 1952.

KNOX, Philip – The Romance of the Rose in Fourteenth-Century England. Oxford: University of Oxford, 2015. Dissertação de Doutoramento.

LAURIOUX, Bruno – Le Règne de Taillevent. Livres et pratiques culinaires à la fin du Moyen Âge. Paris: Éditions de la Sorbonne, 1997.

LE GOFF, Jacques – “Rire au Moyen Âge”. Les Cahiers du Centre de Recherches Historiques [Em linha] 3 (1989) [consultado a 06 Junho 2023]. Disponível em https://journals.openedition.org/ccrh/2918

LOISEL, Gustave – Ménageries, de l’Antiquité à nos Jours. Paris: Octave Doin & Henri Laurens, 1912.

MACEDO, Francisco Pato de; GOULÃO, Maria José – “Os Túmulos de D. Pedro e D. Inês”. In PEREIRA, Paulo (coord.) - História da Arte Portuguesa. Vol. III. O “Modo” Gótico (séculos XIII-XV). Lisboa: Círculo de Leitores, 2007, pp.120-129.

MATTOSO, José – “O corpo, a saúde e a doença”. In MATTOSO, José (dir.) - História da Vida Privada em Portugal. Vol. I. A Idade Média. Lisboa: Círculo de Leitores, 2010, pp. 348-374.

MCDERMOTT, William Coffman – The Ape in Antiquity. Baltimore: Johns Hopkins Press, 1938.

MELLINKOFF, Ruth – Averting Demons: the protective power of medieval visual motifs and themes. Vol. I. Los Angeles: Ruth Melinkoff Publications, 2004.

MIDGLEY, Kelly – “Salacious and Sinful Simians in The Macclesfield Psalter: An Iconographic Study”. Limina: a Journal of Historical and Cultural Studies 20 / 3 (2015), pp. 1-16.

MONTAGU, M. F. Ashley – “Knowledge of the Ape in Antiquity”. Isis 32 / 1 (1940), pp. 87-102.

MOTA, António Brochado – Testamentos Régios - Primeira Dinastia (1109-1383). Lisboa: Faculdade de Letras, 2011. Dissertação de Mestrado.

NASCIMENTO, Aires Augusto; MEIRINHOS, José Francisco (coords.) – Catálogo dos Códices da Livraria de Mão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto, 1997.

OSSA-RICHARDSON, Anthony – The Devil’s Tabernacle: The Pagan Oracles in Early Modern Thought. Princeton & Oxford: Princeton University Press, 2013.

SAINÉAN, Lazare – La Création Métaphorique en Français et en Roman. Halle: Verlag von Max Niemeyer, 1905.

SILVA, Joaquim Possidónio Narciso da – “Cronica”. Boletim da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes 2 / 6 (1875), p. 96.

SPRUNGER, David A. – “Parodic Animal Physicians from the Margins of Medieval Manuscripts”. In FLORES, Nona C. (ed.) - Animals in the Middle Ages. New York & London: Routledge, 1996, pp. 67-81.

TEIXEIRA, Dante Martins; PAPAVERO, Nelson – “O Tráfico de Primatas Brasileiros nos Séculos XVI e XVII”. In PESSÔA, Leila M.; TAVARES, William C.; SICILIANO, Salvatore (eds.) – Mamíferos de Restingas e Manguezais do Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Mastozoologia e Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010, pp. 253-282.

TIRABOSCHI, Girolamo – Storia della Letteratura Italiana. Vol. IV. Venezia: s.n., 1795.

VADILLO, Mónica Walker – “Apes in Medieval Art”. Medieval Animal Data-Network [Em linha] (2013) [Consultado a 11 Junho 2023]. Disponível em http://mad.hypotheses.org/172

WEIR, Anthony; JERRMAN, James – Images of Lust. Sexual Carvings on Medieval Churches. New York: Routledge, 1993.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Antunes, J. (2023). Babuinare: o macaco nos marginalia do século XIV em Portugal. Medievalista, (35), 191–222. https://doi.org/10.4000/medievalista.7741

Edição

Secção

Artigos