Imagens da Arte Contributos para a historiografia da Arte em Portugal no século XV

Autores

  • Maria Filomena Borja de Melo Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL)

Resumo

What is the discourse about art and aesthetic in late Middle Age? Before Kant, before contemporary art critics, before a systematic reflexion about art, how was it to talk about art subjects, about beauty, about the art works that were done around? What and how was it seen and what was ignored?

The purpose of the thesis, which resume is presented hear, was to find a few answers to those and other related questions, beginning by finding the ways to the answers. If working without specific art texts, it was first necessary to select alternative sources to supply information. Different kinds of texts were chosen, in order to arrive to some guidelines that leaded to common and coherent references about philosophic conceptions, art vocabulary, aesthetic emotions, art as a work, and so on.

Among some waited answers, a few surprises also. Beauty is Good, because Good is God. So beauty must be God’s image in number, proportion, equilibrium, harmony, greatness and light. Rich materials where in the way of beauty and, at least interested a lot the writers, on those days. Other specific conclusion was that something known was something safe, so difference and peculiarity were not a aim to achieve. As well, the owners, those who proceeded or ordered were more appreciated than the artists or art workers. Short, it was much more important to do something, and do it well, than to care how and who did: that was, more or less, what Saint Thomas claimed.

 

Bibliography

Fontes

AA.VV., As gavetas da Torre do Tombo, Vol. V, Lisboa: Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, 1965.

ALMEIDA, Lopo d', Cartas de Itália, (ed. de Rodrigues Lapa), Lisboa: Imprensa Nacional, 1935.

ÁLVARES, Frei João, Obras, (ed. crítica com introd. e notas de Adelino de Almeida Calado), Vol.I, Coimbra: Acta Universitatis Conimbrigensis, 1960.

Boosco Deleitoso, (ed. de Augusto Magno), Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde - Instituto Nacional do Livro, 1950.

CORDEIRO, Luciano, Uma sobrinha do Infante imperatriz da Allemanha e rainha da Hungria, Lisboa: Imprensa Nacional, 1894.

Crónica do Condestável de Portugal D. Nuno Álvares Pereira, (preparação do texto e introdução de António Machado Faria), Lisboa: Academia Portuguesa de História, 1972.

DA VINCI, Leonardo, Tratado de pintura (introdução, tradução e notas de Angel González García), Madrid: Editora Nacional, 1982.

DUARTE (Dom), Leal Conselheiro e livro da ensinança de bem cavalgar toda a sela, (selecção e anotações de F. Costa Marques), 2a ed., Coimbra: Atlântida Editora, 1973.

" , Livro dos conselhos de D. Duarte (Livro da Cartuxa),(transcrição de João José Alves Dias), Lisboa: Editorial Estampa, 1982.

JOÃO I, (Dom), Livro da montaria, (publicado por Francisco Maria Esteves Pereira), Coimbra: Imprensa da Universidade, 1918.

LINO, Raul e SILVEIRA, Luís (orientação), Documentos para a História da Arte - Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa - Posturas Diversas dos séculos XIV a XVIII, (tomo organizado por Maria Teresa Campos Rodrigues), Vol.2, Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian, 1969.

LOPES, Fernão, Crónica do Senhor Rei D. Fernando nono rei destes regnos, Porto: Livraria Civilização Editora, 1986

" , Crónica do Senhor Rei D. João I, 2 volumes, Porto: Livraria Civilização Editora, 1983.

" , Crónica do Senhor Rei D. Pedro oitavo rei destes regnos, Porto: Livraria Civilização Editora, 1986.

Monumenta Henricina, 15 volumes, Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, 1960-1974.

OLIVEIRA, Eduardo Freire de, Elementos para a História do Município de Lisboa: Tomo I, Lisboa:, Typographia Universal, 1882.

O Livro da Corte Imperial, Porto: Real Bibliotheca Publica Municipal do Porto: 1910.

Pedro (Dom), Infante, O livro da virtuosa benfeitoria, Porto: Real Bibliotheca Publica Municipal do Porto: 1910.

Pedro (Condestável Dom), Obras Completas, (Introdução e edição diplomática de Luís Adão Fonseca), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, s.d.

PINA, Rui de, Crónica de D. João II, Lisboa: Publicações Alfa, 1989.

" , Crónica do Rei D. Duarte, Lisboa: Editorial Presença, 1966.

" , Crónica do Senhor Rei D.Afonso V, 3 volumes, Lisboa: Mello d'Azevedo, 1901.

RESENDE, Garcia de, Cancioneiro Geral, (introdução e notas de Andrée Crabée Rocha), 5 volumes, Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1973.

" , Crónica de D. João II e Miscelânea, Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1973.

SÁ, Artur Moreira de, "O livro de como se fazem as cores de Abraão B. Judah ibn Hayyim", in Revista da Faculdade de Letras, IIIª série, n° IV, Lisboa: Universidade de Lisboa: 1960.

SOUSA, António Caetano de, Provas da História genealógica da Casa Real Portuguesa, 12 volumes, Coimbra: Atlântida Editora, 1946-1954.

VITERBO, Francisco de Sousa, Algumas achegas para a História da Tinturaria em Portugal, Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1902.

" , Artes e Artistas em Portugal, Contribuições para a História das Artes e Indústrias Portuguesas, 2ª edição, Lisboa: Livraria Ferin Editora, 1920.

VITERBO, Francisco de Sousa, Artes e Industrias Metallicas em Portugal - Moedeiros, Lisboa: Imprensa Nacional, 1914.

" , Artes e Industrias Metallicas em Portugal - Ourives-espadeiros - Ourives da gineta - Freeiros, Lisboa: Typographia Universal, 1903.

" , Artes e industrias metallicas em Portugal - Serralheiros e Ferreiros, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1908.

" , Artes industriaes e industrias portuguezas - Tapeçaria, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1902.

" , Artes industriais e indústrias portuguesas - ourivesaria, quinquilharia e bijutaria, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1914.

" , Artes industriaes e industrias portuguezas - o vidro e o papel, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1903.

" , Artes industriaes e industrias portuguezas - industrias texteis e congeneres, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1904.

" , Calígrafos e iluminadores portugueses - Ensaio histórico-bibliográfico, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1916.

" , Dicionário histórico e documental dos arquitectos, engenheiros e construtores portugueses, 3 volumes, Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1988. Edição fac-similada.

" , Documentos sôbre várias indústrias portuguesas, Coimbra: Imprensa da Universidade, 1918.

" , Notícia de alguns esculptores portuguezes ou que exerceram a sua arte em Portugal, Lisboa: Typ. Lallemant, 1900.

" , Notícia de alguns pintores portuguezes e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal, Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias, 1903.

YARZA LUACES, Joaquín et al.,(ed. a cargo de), Arte medieval II - Románico y Gótico, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1982.

ZURARA, Gomes Eanes de, Crónica da Tomada de Ceuta por El-Rei D. João I, (publicado por Francisco Manuel Esteves Pereira), Lisboa: Academia Real das Sciências, 1915.

" , Crónica de Guiné, (introdução, notas, novas considerações e glossário de José de Bragança), Porto: Livraria Civilização Editora, 1973.

" , Crónica do Conde D. Duarte de Meneses, (ed. diplomática de Larry King), Lisboa: Universidade Nova de Lisboa,1978.

" , Crónica do Conde D. Pedro de Menezes, (com nota de apresentação por José Adriano Freitas de Carvalho), Porto: Programa Nacional de Edições Comemorarivas dos Desobrimentos Portugueses, 1988. Edição Fac-similada.

 

Studies

AA.VV., Études d'art médiéval offerts à Louis Grodecki, Paris: Editions Ophrys, 1981.

ANDRADE, Amélia Aurora Aguiar, "Um percurso através da paisagem urbana medieval", Separata de Povos e Culturas, N° 2, Lisboa: Centro de Estudos dos Povos de Expressão Portuguesa - Universidade Católica Portuguesa, 1987.

ARAÚJO, Renata, Lisboa: a cidade e o espectáculo na época dos descobrimentos, Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

ÁVILA, Ana, Imágenes y símbolos en la arquitectura pintada española (1470-1560), Barcelona: Editorial Anthropos, 1993.

BALTRUŠAITIS, Jurgis, Aberrations: essai sur la légende des formes, Paris: Flammarion, 1983.

BARRAL I ALTET, Xavier, (Organizado e editado por), Artistes, artisans et production artistique au moyen age: les hommes, Vol. I, Paris: Picard, 1986.

" , (Organizado e editado por), Artistes, artisans et production artistique au moyen age: commande et travail, Vol. II, Paris: Picard, 1987.

" , (Organizado e editado por), Artistes, artisans et production artistique au moyen age: fabrication et consommation de l'œuvre , Vol. III, Paris: Picard, 1990.

BAUER, Hermann, Historiografia del arte: introducción critica al estudio de la Historia del Arte, Madrid: Tarsus Ediciones, 1983.

BRUYNE, Edgar de, La estética de la Edad Media, (trad. de Carmen Santos e Carmen Gallardo), Madrid: Visor, 1987.

CASINI, Paolo, As filosofias da Natureza,(trad. Ana Falcão Bastos e Luís Leitão), Lisboa: Editorial Presença, 1987.

CHAVES, Maria Adelaide Godinho Arala, Formas de pensamento em Portugal no século XV - Esboço de análise a partir de representações de paisagem nas fontes literárias, Lisboa: Livros Horizonte, s.d.

DIAS, Pedro, "Notas para o estudo da condição social dos artistas medievais de Coimbra", Separata de Actas das I jornadas do grupo de Arqueologia e Arte do Centro, Coimbra: Instituto de História da Arte - Faculdade de Letras de Coimbra, 1979.

DUBY, Georges, (direcção do volume) História da vida privada, (trad. portuguesa com revisão científica de Armando Luís Carvalho Homem), Vol. 2, Lisboa: Edições Afrontamento, 1990.

" , O tempo das catedrais – a arte e a sociedade, 980 - 1420,( trad. de José Saramago), Lisboa: Editorial Estampa, 1979.

ECO, Umberto, A definição da Arte, (trad. de José Mendes Ferreira), Lisboa: Editorial Presença, 1972.

" , Arte e beleza na estética medieval, (trad. de António Guerreiro), Lisboa: Editorial Presença, 1989.

FERNÁNDEZ ARENAS, José, Teoría y Metodologia de la Historia del Arte, 1ª edição, Barcelona, Anthropos Editorial del Hombre, 1982.

FREEDBERG, David, Il potere delle immagini : il mondo delle figure: reazioni e emozioni del pubblico, (trad. de Giovanna Perini), Torino: Giulio Einaudi Editore, 1993.

GOMES, Rita Maria Fernandes da Costa, A corte dos reis portugueses no final da Idade Média, 2 volumes, Lisboa: Dissertação de Doutoramento, 1994.

GODINHO, Hélder et al., (Organização), A imagem do mundo na Idade Média - Actas do Colóquio Internacional, Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.

" , (Apresentação, crítica, selecção, notas e sugestões para a análise literária de), Prosa medieval portuguesa, Lisboa: Editorial Comunicação, 1986.

GONÇALVES, Iria, As finanças municipais do Porto na 2ª metade do séc. XV, Porto: Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto: 1987.

GUSMÃO, Artur Nobre de, A real abadia de Alcobaça: estudo histórico-arqueológico, Lisboa: Editora Ulisseia, 1948.

HAUSER, Arnold, Teorias da Arte, (trad. de F.E.G.Quintanilha), Lisboa: Editorial Presença, 1988.

HUIZINGA, Johan, L'automne du moyen âge, Paris: Éditions Payot, 1980.

HUISMAN, Denis, A Estética, (trad. de Maria Luísa São Mamede) Lisboa: Edições 70, 1981.

JORGE, Virgolino Ferreira, "Vitral medieval - História, técnica e estética" in Boletim Cultural, IIIª série, n° 87, 1° tomo, Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1981, pp.77 a 137.

" " e CORDEIRO, M. F. Meneses, "Teófilo: as diversas artes" in Boletim Cultural, IIIª série, n° 89, 1° tomo, Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa: 1985, pp.5 a 243 e I a XIX.

LE Goff, Jacques e NORA, Pierre (Apresentação de), Fazer História,(trad. de Maria Eduarda Correia), Vol.2, Lisboa: Livraria Bertrand, 1981.

LOBO, António de Sousa Silva Costa, História da sociedade em Portugal no século XV, Lisboa: Imprensa Nacional, 1903

MARQUES, A. H. de Oliveira, Novos ensaios de História Medieval Portuguesa, Lisboa: Editorial Presença, 1988.

MARTINS, Mário, Alegorias, símbolos e exemplos morais da literatura medieval portuguesa, Lisboa: Ediçõs Brotéria, 1975.

" , Estudos de cultura medieval, Volume I, Lisboa: Verbo Editora, 1969.

" , Estudos de literatura medieval, Braga: Livraria Cruz, 1956.

" , "Representações teatrais, em Lisboa: no ano de 1451", Brotéria, Vol. LXXI, N° 5, Novembro, Lisboa:1960.

PANOFSKY, Erwin, Architecture gothique et pensée scolastique, Paris: Les Editions de Minuit, 1967.

PASTOUREAU, Michel, Figures et coleurs - Études sur la symbolique et la sensibilité médiévales, Paris: Le Léopard d'Or, 1986.

PASTOUREAU, Michel, O tecido do diabo: uma História das riscas e dos tecidos listrados, Lisboa: Editorial Estampa, 1992.

RADULET, Carmen M., O cronista Rui de Pina e a "Relação do reino do Congo" : Manuscrito inédito do «Códice Riccardiano 1910», Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1992

RECHT, Roland, (dir.), Les Batiseurs des cathedrales gothiques, Estrasburg: Editions Les Musées de la Ville de Strasbourg, 1989.

ROGERS, Francis, The travels of the Infante Dom Pedro of Potugal, Cambridge : Massachussets, Havard University, 1961.

SARAIVA, António José, O crepúsculo da Idade Média em Portugal, Lisboa: Gradiva, 1990.

SCARLATTI, Lita, Nuno Gonçalves : cavaleiro da casa d'el Rei e seu pintor, Separata de Colóquio, Lisboa: 1970.

SCHLOSSER, Julius von, El arte de la edad media, (trad. de José Francisco Ivars), Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1981.

" , La Literatura artística,( trad. de Esther Benítez) 3ª edição, Madrid: Ediciones Cátedra, 1976.

SERRÃO, Joaquim Veríssimo, Cronistas do século XV posteriores a Fernão Lopes, 2ª edição, Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1989.

SILVA, José Custódio Vieira da, Arquitectura Efémera: construções de madeira no final da Idade Média, Separata da Revista da Faculdade de Letras, Porto:1991.

SILVA, José Custódio Vieira da, Paços Medievais Portugueses - Características e evolução da habitação nobre (séculos XII a XVI), 2 Volumes, Lisboa: Dissertação de Doutoramento, 1993.

WIRTH, Jean, L'image médiévale: Naissance et développements (VIe - XVe), Paris: Méridiens Klincksieck, 1989

WORRINGER, Wilhelm, Form in gothic, Londres: Alec Tiranti, 1964.

 

General works

ALMEIDA, Fortunato de, História de Portugal, Tomo II, Coimbra: Edição do autor, 1923.

CIDADE, Hernâni, Lições de Cultura e Literatura Portuguesas, 2 volumes, 6ª edição, Coimbra: Editora Limitada, 1975.

COELHO, Jacinto do Prado (direcção de), Dicionário de Literatura, 5 Volumes, 3ª edição, Porto:Figueirinhas, 1984.

LAPA, M. Rodrigues (selecção, prefácio e notas), D. Duarte e os prosadores da Casa de Aviz, Lisboa: s.e.,1940.

MACHADO, Diogo Barbosa, Bibliotheca Lusitana, 4 Volumes, Coimbra: Atlântida Editora, 1966.

MATTOSO, José, (direcção), História de Portugal, Vol. II e III, Lisboa: Ed. Estampa, s.d.

PERES, Damião, (direcção de), História de Portugal, Vol. IV, Barcelos: Portucalense Editora, 1932.

RAMOS, Feliciano, História da literatura portuguesa, desde o século XII aos meados do século XX, 6ª edição, Braga: Livraria Cruz, 1963.

SAMPAIO, Albino Forjaz de (dir.), História da Literatura portuguesa ilustrada, Paris – Lisboa:Aillaud e Bertrand, Vol.I, 1929.

SARAIVA, António José e LOPES, Óscar, História da literatura portuguesa, 13ª edição, Porto: Porto Editora, 1985.

VITERBO, Fr. Joaquim de Santa Rosa, (edição crítica de Mário Fiúza), Elucidário das palavras termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram, 2 volumes, Porto: Livraria Civilização Editora, 1966.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

Borja de Melo, M. F. (2007). Imagens da Arte Contributos para a historiografia da Arte em Portugal no século XV. Medievalista, 1(3). Obtido de https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/406

Edição

Secção

Apresentação de Teses