O realismo direto na teoria da cognição intelectual de Tomás de Aquino: análise e objecções

Autores

  • Gilson Damasceno Linhares Bolsista da FAPESB (Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia) 42738845 Lauro de Freitas, Bahia, Brasil, linhares753@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.3341

Palavras-chave:

Tomás de Aquino, Conceito; Objeto; Identidade; Intelecto; Coisa

Resumo

Este texto tem como objetivo uma apresentação introdutória da hipótese interpretativa do realismo direto, no que diz respeito à relação entre o conceito e o objeto, na gnosiologia tomasiana. O realismo direto levanta a hipótese de que há uma relação de identidade formal entre a species intelligibilis/conceito e a coisa externa. Devido a esta tese da identidade formal, devemos negar que tais entidades sejam intermediárias entre o intelecto e a coisa. Portanto, a negação de uma entidade mental intermediária excluiria uma interpretação representacionalista. Pretendemos, após analisar as principais teses do realismo direto, propor algumas objeções a estas. Teremos como foco de objeção a tese central da identidade formal e o fundamento desta, a saber, a forma comum.

 

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Damasceno Linhares, G. (2020). O realismo direto na teoria da cognição intelectual de Tomás de Aquino: análise e objecções . Medievalista, 1(28), 311–334. https://doi.org/10.4000/medievalista.3341

Edição

Secção

Artigos