Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Autores

  • Delmira Espada IEM

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.4398

Resumo

Localizado num vale estreito de difícil acesso, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, na província de Trás-os-Montes, enquadra-se no românico tardio da região de Braga e da bacia do Cavado, sendo uma das poucas estruturas monásticas que ainda conserva parte do claustro. Embora a documentação indique uma fundação em torno de 1147, com base na métrica da igreja, podemos equacionar uma existência mais remota. A beleza intrínseca desta construção, a sua proporção e harmonia revelam conhecimento da geometria e métrica vitruvianas. Se por um lado a métrica encontrada para a igreja nos pode revelar a existência de um edifício anterior à actual construção, o claustro, expressa um rigor que não é alheio à forma de estar dos cistercienses. Quanto à filiação, o mosteiro esteve ligado, em períodos alternados, ao mosteiro de Oseira e a Santa Maria do Bouro, podendo-se comprovar a sua passagem para a Ordem de Cister a partir de 1248. Pitões das Júnias é assim, um complexo monástico de pequena escala, construído num vale isolado, numa zona irrigada, de acordo com os princípios de São Bernardo. A contenção ornamental, a harmonia e a ausência de profundidade do portal manifestam uma opção estética racionalmente construída com motivos que remontam ao visigótico.

 

Referências bibliográficas

 

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de – História da Arte em Portugal – O Românico - vol. III, Lisboa: Alfa, 1986.

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de - História da Arte em Portugal - O Românico - Editorial Presença: Lisboa, 2001.

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de – Arquitectura Românica de Entre Douro e Minho – Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letas da Universidade do Porto, Porto, 1978.

BARROCA, Mário Jorge – “Mosteiro de Santa Maria das Júnias – Notas para o estudo da sua evolução arquitectónica”, in Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, II série, vol. 11, Porto, 1994, pp. 417-443.

BORRALHEIRO, Rogério – Montalegre - Memórias e História – Montalegre: Barrosana, E.M., 2005.

COSTA, João Gonçalves da - Montalegre e Terras de Barroso – Montalegre: Câmara Municipal de Montalegre, 1987, pp.120-132.

COUCHERIL, Maur - Routier des Abbayes Cisterciennes du Portugal - Paris: Fondation Calouste Gulbenkian, Centre Cultural Portugais, 1986.

GARCIA, José Manuel – Religiões Antigas de Portugal, Aditamentos e Observações às “Religiões da Lusitânia” de José Leite de Vasconcelos – Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1991, p. 550.

GULBENKIAN, Fundação Calouste, Guia de Portugal. Trás-os-Montes e Alto-Douro. I – Vila Real, Chaves e Barroso, vol. V, tomo 1, Coimbra, 1995, pp. 498-505.

GUSMÃO, Artur Nobre de – Românico Português no Noroeste – Lisboa: Veja, 1992.

LIMA, Alexandra Cerveira Pinto Sousa – “O Mosteiro de Santa Maria das Júnias: povoar e organizar um território de montanha”, in Cister. Espaços, Territórios, Paisagens, vol. II, Lisboa: Ministério da Cultura/IPPA, 2000.

MARQUES, José - A Arquidiocese de Braga no século XV – Lisboa: 1988.

MAURÍCIO, Rui Paulo Duque - “O Mosteiro de Santa Maria das Júnias: a construção e a paisagem”, in Cister. Espaços, Territórios, Paisagens - vol. II, Lisboa: Ministério da Cultura/IPPA, 2000.

NEIRA, M. Damian Yañez – “Datos para la historia del Monasterio de Junias”, in separata da revista Bracara Augusta - vol. XXXII, Fasc. 73-75, Braga: 1978.

PÉREZ, José Carlos Valle – La Arquitectura Cisterciense en Galicia - vol. I e II, Coruña: Fundación Pedro Barrié de la Maza, 1986.

SOUSA, Bernardo – Ordens religiosas em Portugal. Das Origens a Trento – Guia Histórico - Lisboa: Livros Horizonte, 2006, pp. 106-107.

VASCONCELOS, Joaquim - A Arte Românica em Portugal, Publicações Dom Quixote: Lisboa, 1992.

Sítios

www.dgemn.pt

www.ippar.pt

Fotografias da autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

Espada, D. (2008). Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Medievalista, 1(4). https://doi.org/10.4000/medievalista.4398

Edição

Secção

Artigos