Cruzada e Reconquista: as duas faces da conquista de Lisboa em 1147

Autores

  • Marcel Paiva do Monte Bolseiro do Centro de Estudos Históricos da UNL Mestrando em História Antiga, Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras marcelpetroski@gmail.com

Resumo

Este trabalho aborda, de forma sucinta, alguns elementos do discurso político e ideológico que legitimava não apenas a Reconquista Cristã da Península Ibérica, mas as próprias Cruzadas. Utilizando a informação presente na De Expugnatione Lyxbonensi , epístola remetida a Osbert de Bawdsey que narra a conquista de Lisboa em 1147, foi possível observar a confluência dos discursos que enquadram estes dois movimentos de expansão na Cristandade, o peninsular e o oriental. Essa confluência discursiva foi permitida, facilitada e materializada, de forma exemplar, pelo cenário privilegiado que constituiu a conquista da cidade de Lisboa por Afonso Henriques, que aproveitou a mobilização do Norte da Europa para a 2ª Cruzada para obter auxílio militar. Foi possível igualmente, através deste trabalho, vislumbrar a importância com que o sucesso atingido neste empreendimento bélico se revestiu para a dinamização das Cruzadas e da Reconquista, na medida em que a De Expugnatione Lyxbonensi constituiu uma pequena, mas relevante expressão de um elemento agregador de uma Cristandade heterogénea.

 

Referências bibliográficas


A conquista de Lisboa aos mouros. Relato de um cruzado. Introd. Maria João V. Branco. Lisboa: Editorial Vega, 2001.
BALARD, Michel; GENET, Jean-Philipe; ROUCHE, Michel - A Idade Média no Ocidente. Dos bárbaros ao Renascimento. Lisboa: ed. D. Quixote, 1994.

Dictionnaire du Moyen Âge. Histoire et societé. Paris: Encyclopaedia Universalis/Albin Michel, 1997, p. 269-282.

LADERO QUESADA, Miguel Ángel - La reconquista y el proceso de diferenciación política (1035-1217) in História de España. Dir. Ramón Menéndez Pidal. Madrid: Espasa/Calpe, 1998, t. 9.

MATTOSO, José - O essencial sobre a formação da nacionalidade. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Como Citar

do Monte, M. P. (2008). Cruzada e Reconquista: as duas faces da conquista de Lisboa em 1147. Medievalista, 1(5). Obtido de https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/383

Edição

Secção

Notas de investigação