A tese do "modelo doméstico" segundo A Dama Pé de Cabra de Herculano ou a forma humana da besta
Resumo
Este artigo parte da referência por Alexandre Herculano à falta de 'modelos domésticos' com que se depara o medievalista, de um modo geral, proferida num momento em que o autor tem em curso o desenvolvimento do seu projecto de historiador, e procura mostrar como o desenvolvimento de um projecto literário constituiu uma modo de suprir aquela falta. Sugere-se que a diferença entre a humanidade e a animalidade que está subjacente a algumas narrativas medievais como o romance cortês e o conto - tomando como exemplo a narrativa de Calogrenant no romance de Chrétien de Troyes Le Chevalier au Lyon – está intimamente ligada à busca da identidade humana na literatura medieval, e que Herculano em A Dama Pé de Cabra se baseia neste fundo cultural para desenvolver a sua própria tese sobre a relevância dos contos e lendas nacionais como narrativas historicamente relevantes e legitimadoras. Por meio de uma análise do modo como as personagens se dividem entre a história e a ficção em A Dama Pé de Cabra, incidindo especificamente sobre técnicas literárias, o objectivo deste artigo é sublinhar o modo como as perspectivas de Herculano sobre os modelos literários pôde servir o seu projecto de historiador.