O Túmulo de D. Rodrigo Sanches: a redescoberta de um programa iconográfico

Autores

  • Carla Varela Fernandes Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciencias do Património (CEAACP) 28040 - COIMBRA, Coimbra, Portugal, carlavfernandes@mail.com

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.1504

Palavras-chave:

Tumulária, Românico, Adoração dos Magos, Apresentação no Templo, Calvário

Resumo

O túmulo (cenotáfio) de D. Rodrigo Sanches (filho ilegítimo do rei Sancho I) foi retirado recentemente do arcossólio que o acolhia no claustro do Mosteiro de S. Salvador de Grijó, desde 1626. Esta trasladação, que teve como principal consequência a possibilidade de visualização das restantes faces da arca tumular, bem como a melhor visualização do jacente e das outras figuras da tampa, trouxe ao panorama da História da Arte Medieval portuguesa interessantes novidades do ponto de vista iconográfico e também plástico/estético, já que todas as faces se encontram esculpidas. É por isso o momento de rescrever a análise desta obra de escultura tardo-românica, colocar agora em relação todos os temas aí representados, procurar descodificar quais as principais intenções do seu encomendador e, procurar a sua integração num universo geográfico mais amplo, do ponto de vista artístico (peninsular e transpirenaico). A responsabilidade de ser a primeira vez que a obra é estudada na íntegra, leva a que se coloquem propostas, hipóteses de interpretação, mais do que conclusões.

 

Referências bibliográficas

AFONSO, Luís Urbano – O Ser e o Tempo. As Idades do Homem no Gótico Português. Lisboa: Caleidoscópio, 2003. ISBN- 972-8801-08-4.

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; BARROCA, Mário Jorge – História da Arte em Portugal. O Gótico. Lisboa: Presença, 2002. ISBN: 972-23-2841-7

BANGO TORVISO, Isidro G. dir. –Maravillas de la España medieval. Tesoro Sagrado y Monarquía. Vol. I. León: Junta de Castilla y León/ Caja de España, 2001. ISBN: 84-877739-97-0

BARROCA, Mário Jorge– Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422). Corpus Epigráfico Medieval Português, Vol. II, Tome I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2000. ISBN – 972-31-0869-0

BARROCA, Mário Jorge– “Jacente de D. Rodrigo Sanches”. In BARROCA, Mário Jorge; MONTEIRO, João Gouveia (coord.) – Pera Guerrejar. Armamento Medieval no Espaço Português. Palmela: Câmara Municipal, 2000. ISBN: 972-8497-10-5. p. 83

CASTIÑEIRAS, Manuel – “La pintura sobre tabla”. In CASTIÑEIRAS, Manuel; DURAN-PORTA, Joan – El Románico en las Colecciones del MNAC. Barcelona: MNAC, 2008. ISBN: 978-84-8043-195-9. pp. 89-116.

COOK, Walter William Spencer; GUDIOL, José – Pintura e imaginería românicas. Ars Hispaniae. História Universal del Arte Hispânico. Vol. 6. Madrid: Plus Ultra, 1950.

FERNANDES, Carla Varela – “Construção imagética do Herói-Mártir. O caso de D. Rodrigo Sanches”. in ARTIS, Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa. Lisboa. ISSN:2182-8571. Vol. 9/10 (2011), pp. 109-124

FERNANDES, Carla Varela – “PATHOS– the bodies of Christ on the Cross. Rhetoric of suffering in wooden sculpture found in Portugal, twelfth-fourteenth centuries. A few examples". In RIHA Journal l0078 (28 November 2013): http://www.riha-journal.org/articles/2013/2013-oct-dec/fernandes-christ

FRANCO, Anísio; PENALVA, Luísa – “Cruz processional”. in d’OREY, Maria Leonor Borges de Sousa (coord.) – Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais – Séculos XII-XV. Lisboa: Ministério da Cultura/ Instituto Português de Museus, 2003. ISBN: 972-776-062-7. p. 71

LAVAURE, Annik – L’Image de Joseph au Moyen Âge. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2013. ISBN : 978-2-7535-2195-7

LE POGAM, Pierre-Yves – “Les Retables à l’époque romane”and “Les Retables au XIIIe siècle”. in POGAM, Pierre-Yves (dir.) –  Les Primieres Retables (XIIe – début du XVe Siècle). Une Mise en Cene du Sacré. (Exhibition catalogue). Paris: Musée du Louvre Éditions, 2009. ISBN 978-2-35031-238-5. pp. 21-49 and 51-83

MALDONADO, Margarita Ruiz – Escultura Funeraria de siglo XIII: Los Sepulcros de los Lopez de Haro. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1996. ISBN: 8474819822

MIRANDA, Maria Adelaide – A Iluminura Românica em Santa Cruz de Coimbra e Santa Maria de Alcobaça. Subsídios para o estudo da iluminura em Portugal. 2 vols. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, 1996, (Ph.D. Thesis).

MIRANDA, Maria Adelaide (coord.) – A Iluminura em Portugal. Identidade e Influência (do séc. X ao XV). (Exhibition catalogue). Lisboa: Ministério da Cultura/ Biblioteca Nacional, 1999. ISBN: 972-565-266-5.

MORGAN, Nigel J. – “108. Missal of Henry of Chichester”in Alexander, Jonathan; Binski, Paul (ed.) – Age of Chivalry. Arte in Plantagenet England 1200-1400. London: Royal Academy of Arts, 1987. p. 235.

PRÉVILLE, Agnés de; BOESPFLUG, François – “La gloire du Christ transfiguré”.  Le Monde de la Bible. Paris. ISSN: 0154-9049. Vol. 148 (2003), pp. 66-67.

RAMÔA, Joana – Christus Patiens. Representações do Calvário na Escultura Tumular Medieval Portuguesa (século XIV). Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, 2008. ISBN: 978-989-95291-2-0.

REAL, Manuel Luís – A Arte Românica de Coimbra (Novos Dados – Novas Hipóteses), 2 vols. Porto: Faculdade de Letras do Porto, 1974. (BA thesis).

REAL, Manuel Luís – “Escultura tumular”, unprecedented print (copied)

REAL, Manuel Luís, “60. Calvário e Investidura de Santo Ildefonso. Elemento do retábulo da Mártir Santa Comba”. in EUSÉBIO, Maria de Fátima; SOALHEIRO, João (coord.) – Arte, Poder e Religião nos Tempos Medievais. A Identidade de Portugal em Construção. (Exhibition catalogue). Viseu: Câmara Municipal de Viseu, 2009, pp. 244-246. ISBN: 978-972-8215-26-2

RÉAU, Louis – Iconografia del Arte Cristiano. Tome 1/ vol. 2. Barcelona: Ediciones del Serbal,  1996. [reed. of Iconografie de l’Art Chrétien, F.U.F., 1957]. ISBN: 84-7628-189-7

SEIXAS, Miguel Metelo de – “El simbolismo del territorio en la heráldica regia portuguesa. En torno a las armas del Reino Unido de Portugal, Brasil y Algarves”. in Emblemata. Zaragoza, ISSN 1137 – 1056. Vol. 16 (2010), pp. 285-329 and 290-296.

SEIXAS, Miguel Metelo de; GALVÃO-TELES, João Bernardo – “Sousas Chichorros e Sousas de Arronches: um enigma heráldico”. in ROSAS, Maria de Lurdes; SEIXAS, Miguel Metelo de (ed.) – Estudos de Heráldica Medieval. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH-UNL, 2012. ISBN: 978-989-97066-5-1. pp. 411-445.

TEIXEIRA, Francisco Manuel de Almeida Correia – Arquitectura Monástica e Conventual Feminina em Portugal, nos séculos XIII a XIV. Faro: Universidade do Algarve/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2007. (Ph.D Thesis)

TUDOR-CRAIG, Pamela – “Panel Painting”. In ALEXANDER, Jonathan; BINSKI, Paul (ed.) – Age of Chivalry. Arte in Plantagenet England 1200-1400. (Exhibition catalogue). London, Royal Academy of Arts, 1987, p. 132.

TRULLÉN, Josep M. (dir.) – Museu Episcopal de Vic. Guia de las Colecciones.Vic:  Obispado de Vic/Ayuntamiento de Vic/ Generalitat de Catalunya, 2007. ISBN: 978-84-611-6318-2.

WIRTH, Jean – L’Image à L’Époque Romane, Paris: Cerf, 1999. ISBN : 978-2-0686-8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Fernandes, C. V. (2014). O Túmulo de D. Rodrigo Sanches: a redescoberta de um programa iconográfico. Medievalista, 1(16). https://doi.org/10.4000/medievalista.1504

Edição

Secção

Artigos