Esculturas românicas de madeira policromada em Itália: para um corpus e uma análise comparativa a partir dos dados de estudos técnicos e de história da arte

  • Grazia Maria Fachechi School of Humanities, Arts, Philosophy – Department of Humanities, University of Urbino, 61029, Urbino, Italy, grazia.fachechi@uniurb.it
  • Susanna Bracci Institute for the Conservation and Promotion of Cultural Heritage, Italian National Research Council, 50019, Sesto Fiorentino-Florence, s.bracci@icvbc.cnr.it
Palavras-chave: Museu do Palazzo Venezia em Roma, Madonna di Acuto, Escultura românica italiana em madeira, Base de dados digital, Pesquisa interdisciplinar

Resumo

A mais importante e rica colecção de esculturas de madeira em Itália encontra-se conservada no Museu Nacional do Palazzo Veneza em Roma. Há alguns anos, o estudo desta colecção foi levado a cabo pela Universidade de Urbino em colaboração com o Instituto de Conservação e Valorização em Florença (ICVBC-CNR), graças a um financiamento por parte da Getty Foundation. Tratou-se de uma extraordinária oportunidade de investigação interdisciplinar, entre história da arte e análise científica técnico-material, sobre as quase duzentas peças aí preservadas, com datas e proveniências diversas. Entre elas, encontra-se a chamada Madonna di Acuto, uma das esculturas de madeira mais fascinantes do período românico em Itália, notável pela sua qualidade estilística e pelo seu estado de preservação. E é precisamente o interesse suscitado por esta Madonna que está na origem de um novo projeto de pesquisa, iniciado pela mesma equipa, dedicado à escultura policromada na era românica em Itália; um tema que continua a ser pouco visitado pelos académicos. O objectivo é reunir dados sobre aspectos histórico-artísticos e técnico-materiais, com particular atenção à policromia, e criar uma base de dados digital, para verificar se, entre o século XI e o terceiro quarto do século XIII, existiam “comportamentos típicos” por parte dos mestres das madeiras a operar numa área geográfica específica. Isto ajudará a estabelecer a relação, que certamente se criou, entre a natureza dos pigmentos, iconografia e simbolismo das cores.

 

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Publicado
2019-07-01
Como Citar
Fachechi, G. M., & Bracci, S. (2019). Esculturas românicas de madeira policromada em Itália: para um corpus e uma análise comparativa a partir dos dados de estudos técnicos e de história da arte. Medievalista, 1(26). https://doi.org/10.4000/medievalista.2281