A serpente, espelho de Eva

Iconografia, analogia e misoginia em fins da Idade Média

  • Hilário Franco Jr. Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo 05508-900 São Paulo, Brasil, hilario.franco-jr@wanadoo.fr
Palavras-chave: Eva, Serpente, Iconografia, Analogia, Misoginia

Resumo

Na vasta iconografia medieval do Pecado original, durante muito tempo prevaleceu a fórmula Adão e Eva em lados diferentes da Árvore proibida, com a serpente voltada para a mulher. Nos séculos XIII-XV uma inovação conheceria grande sucesso: a serpente que induz Eva ao pecado passou várias vezes a ser figurada com feições femininas. Como para o historiador não deve haver factos inexplorados, por mais irrelevantes que pareçam à primeira vista, este artigo é uma tentativa de explicação da razão de ser daquelas imagens. A hipótese apresentada resulta da articulação de três elementos fortes na visão de mundo da época: a linguagem imagética, a argumentação analógica e a prática misógina.

 

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Publicado
2020-01-01
Como Citar
Franco Jr., H. (2020). A serpente, espelho de Eva. Medievalista, (27). https://doi.org/10.4000/medievalista.2840
Secção
Artigos