Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

Âmbito e Objectivos

A Medievalista é uma revista online com periodicidade semestral (Janeiro e Julho) que publica e aceita trabalhos originais de todas as áreas disciplinares, sob a forma de artigos, recensões, balanços historiográficos, notícias e disseminação de investigações académicas recentes, desde que relativos à época medieval. Aposta em abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de cruzar diferentes realidades e perspectivas.

A Medievalista contempla números temáticos e não temáticos e aceita textos redigidos em português, inglês, francês, castelhano, italiano ou alemão provenientes de qualquer área disciplinar ou âmbito geográfico, desde que submetidos à temática medieval.

A Medievalista é uma publicação de acesso aberto que não remunera nem cobra custos de submissão ou de processamento de artigos.

Após leitura prévia pelos Editores, para verificar a conformidade com os objectivos, as normas e os critérios de edição da revista, os artigos recebidos são submetidos a uma arbitragem científica duplamente anónima (autor e avaliadores), sendo aprovados para publicação apenas quando obtêm dois pareceres externos favoráveis. No caso de pareceres antagónicos, pode recorrer-se a um terceiro árbitro, para uma decisão definitiva. Os restantes contributos estão sujeitos a aprovação pelos Editores.

Todos os textos aceites para publicação são disponibilizados gratuitamente online, podendo ser descarregados em PDF.

 

Instruções aos Autores – Copyright, Submissão e Normas de Publicação

1. Copyright e Política de Acesso Aberto:

Os Editores consideram que os textos enviados para publicação na Medievalista são trabalhos originais, inéditos. Quaisquer outras circunstâncias devem ser devidamente assinaladas e reportadas aos Editores, que decidirão em conformidade. Os Editores assumem ainda que os autores cedem à Medievalista o direito à primeira publicação dos trabalhos e à sua reprodução e disseminação no seu endereço electrónico HTML, em PDF e em repositórios, plataformas e directórios de acesso aberto.

A Medievalista assume de igual modo que os autores têm o direito a depositar, sem qualquer embargo, todas as versões dos seus trabalhos em repositórios temáticos, ou institucionais, incluindo a versão submetida, o artigo na forma aceite pela revista e o artigo publicado.

A Medievalista, tendo adoptado a licença Creative Commons CC BY, é uma publicação de acesso aberto cujo conteúdo é disponibilizado gratuitamente sem quaisquer encargos financeiros para os autores, leitores ou instituições. A Medievalista não cobra custos de submissão, nem de processamento de artigos. Os autores e os leitores estão autorizados a ler, descarregar, distribuir, imprimir ou referir os artigos em outros locais, sem necessitar de autorização prévia da publicação ou dos autores, desde que colocada a menção de citação que reconhece a autoria e o local de publicação.

É da inteira responsabilidade dos autores a obtenção de permissão para reproduzir imagens ou outro material cativo de direitos (autorais, patrimoniais ou outros).

 

2. Normas de Submissão de Artigos e outros Textos:

Os artigos e outros textos devem ser submetidos na plataforma OJS da Medievalista: https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt.

Todos os textos recebidos são sujeitos a leitura prévia por parte dos Editores e Conselho Editorial, para a aferir da sua adequação aos objectivos, normas e espectro temático da Medievalista. Comunicada a decisão aos autores, os textos admitidos seguem diferentes trâmites de acordo com a sua natureza.

Deste modo, os artigos são entregues a revisores da especialidade para arbitragem científica duplamente anónima (autor e avaliadores). Todos os restantes contributos são revistos pelos Editores e pelo Conselho Editorial, de forma a garantir o cumprimento dos critérios de edição e publicação.

A Medievalista reserva-se o direito de publicar ocasionalmente (nas rubricas Destaque ou Varia) textos que considere de elevado interesse para os Estudos Medievais, sem os submeter ao processo de arbitragem científica.

É do interesse e responsabilidade dos Editores informar os autores acerca das condições de publicação com a maior brevidade possı́vel. Contudo, e devido ao sistema de arbitragem, a notificação de aceitação ou aceitação condicionada, ou proposta de alteração, entre outras, pode demorar até 6 meses.

Para mais informações: medievalista@fcsh.unl.pt