O papel do sujeito face à imagem. Interpretações estruturo-fenomenológicas: o estudo de caso das Pinturas murais de São Francisco de Bragança

Autores

  • Inês Afonso Lopes GAHOM, École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris; Departamento de Ciências e Técnicas do Património - DCTP (FL – UP) inesafonsolopes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.834

Palavras-chave:

Pintura Mural, S. Francisco de Bragança, Antropologia da Imagem, Devoção, Idade Média.

Resumo

A historiografia, e consequentemente a historiografia da arte e das imagens, têm vindo, nas últimas décadas, a adoptar como corrente de investigação principal a designada antropologia histórica, herdeira dos trabalhos de autores como Marc Bloch, Fernand Braudel e Jacques Le Goff. No entanto, essa antropologia histórica tem sido alvo de várias críticas por seguir, muitas vezes, apenas a vertente associada à antropologia estruturalista fazendo desvanecer o papel dos agentes/actores. É na convergência destas dimensões de análise (estrutura e fenomenologia) que as novas correntes da antropologia histórica começam a encontrar um equilíbrio que permite um maior fortalecimento epistemológico.
A partir do caso de estudo das pinturas murais de São Francisco de Bragança pretendemos explorar não só o papel que a conjuntura histórica teve na sua realização, assim como a possível percepção que os sujeitos tiveram face às mesmas. Procuramos, desta forma, demonstrar que as obras de cultura material só se revestem de significado se tivermos em conta os sujeitos que com elas interagem.

 


Referências bibliográficas:

 

AFONSO, Luís Urbano - As Pinturas Murais da Igreja do Convento de São Francisco de Leiria. Lisboa: Livros Horizonte, 2003.

AFONSO, Luís Urbano -“Manter a Freguesia no século XVI: Os frescos de São Francisco de Bragança e a Virgem da Misericórdia.”. Cadernos Terras Quentes, nº2, (2005).

AFONSO, Luís Urbano -A Pintura Mural Portuguesa entre o Gótico Internacional e o Fim do Renascimento. Formas, Significados, Funções. (tese de doutoramento defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) [Edição do autor], 2006.

BASCHET, Jérôme - La civilisation féodale. De l’an mil à la colonisation de l’Amérique. Paris : Flammarion, 2006.

BASCHET, Jérôme - Les justices de l’au-delà. Les représentations de l’enfer en France et en Italie (XIIe-XVe siècles). Rome : École Française de Rome Paris : 1993.

BASCHET, Jérôme - L'iconographie médiévale. Paris : Gallimard, 2008.

BELTING, Hans - Image et culte : une histoire de l'art avant l'époque de l'art. Paris: Ed. du Cerf, 1998.

BELTING, Hans - L’Image et son Public au Moyen Age. Paris : G. Monfort, 1998.

BELTING, Hans - La vraie image: croire aux images ?, Paris: Gallimard, 2007.

BELTING, Hans - Pour une anthropologie des images. Paris : Gallimard, 2004.

BESSA, Paula - Pintura Mural no fim da Idade Média e início da Idade Moderna no Norte de Portugal. ( tese defendida na Universidade do Minho)[Edição da autora], 2007.

BOURDIEU, Pierre – Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editores, 2002.

CAMILLE, Michael - The Gothic Idol: ideology and image-making in Medieval art. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

CARRUTHERS, Mary J. - The craft of thought: meditation, rhetoric, and the making of images, 400-1200. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

CHRISTIAN, William A. -Religiosidad local en la España de Felipe II. Madrid: Nerea, 1991.

DELUMEAU, Jean - Que reste-t-il du paradis?. Paris: Fayard, 2000.

DELUMEAU, Jean - Rassurrer et Protéger. Le sentiment de sécurité dan l`Occident d’autrefois. Paris: Fayard, 1989.

DESCOLA, Phillippe - “Manieres de voir, manières de figurer ». In DESCOLA, Philippe (Coord.), La Fabrique des images. Visions du Monde et formes de la représentation. Paris: Somogy (Musée du quai Branly), 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges - L'image ouverte: motifs de l'incarnation dans les arts visuels. Paris: Gallimard, 2007.

DONADIEU-RIGAUT, Dominique - Penser en images les ordres religieux, XIIe-XVe siècles. Paris : Éditions Arguments, 2005.

DONADIEU-RIGAUT, Dominique « Les ordres religieux et le manteau de Marie ». Cahiers de Recherches Médiévales, (2001).

DUFFY, Eamon in MARKS, Richard (Coord.) - Gothic: art for England, 1400-1547. London: V&A publ., 2003.

FOURNIÉ, Michelle - Le ciel peut-il attendre? Le culte du purgatoire dans le Midi de la France (v. 1320-v. 1520).Paris : Les Éd. du Cerf, 1997.

FREEDBERG, David e GALLESE, Vittorio “Motion, emotion and empathy in esthetic experience”. Trends in Cognitive Science, Vol. 11, nº 5, (2007).

BASCHET, Jérôme – « Introduction : L’ Image-Objet » in. SCHMITT, J.-C. e BASCHET, J. (Coord.) -L´Image. Fonctions et usages des images dans l’Occident médiéval. Paris : Le Léopard D’or, pp.7-26.

LE GOFF, Jacques - O Nascimento do Purgatório, Lisboa: Editorial Estampa, 1993.

LORD, Peter - The visual culture of Wales: Medieval Visions. Cardiff: University of Wales Press, 2003.

MARKS, Richard - Image and devotion in late medieval England. Stroud: Sutton, 2004.

MARTINS, Mário - Laudes e cantigas espirituais de Mestre André Dias. Roriz: Mosteiro de Singeverga, 1951.

HALBWACHS, Maurice - La mémoire collective. Paris: Albin Michel, 1997.

PANOFSKY, Erwin - Peinture et dévotion en Europe du Nord à la fin du Moyen âge. Paris: Flammarion, 1997.

RIGAUX, Dominique - Une mémoire pour l'avenir : peintures murales des régions alpines = Una memoria per l'avvenire : pitture murali delle regioni alpine. Novara: Interlinea, 1997.

SCHMITT, Jean-Claude - La raison des gestes dans l’Occident médiéval. Paris: Gallimard, 1990.

SEVERI, Carlo - Le principe de la chimère : une anthropologie de la mémoire. Paris: Éd. Rue d'Ulm (Musée du Quai Branly), 2007.

 

Fontes Web:

ALBERT, J.-P. «L’histoire et l’anthropologie: convergences et spécificités». L'Atelier du Centre de recherches historiques. [Em linha]. Nº6 (2010) [Consultado a 8 de Abril de 2011] Disponível em 7 de Maio de 2010.

ANHEIM, Etienne «Art, littérature et anthropologie historique. Quelques réflexions historiographiques». L'Atelier du Centre de recherches historiques. [Em linha]. Nº6 (2010) [Consultado dia 8 de Abril de 2011] Disponível em 3 de Julho de 2010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Como Citar

Afonso Lopes, I. (2012). O papel do sujeito face à imagem. Interpretações estruturo-fenomenológicas: o estudo de caso das Pinturas murais de São Francisco de Bragança. Medievalista, 1(11). https://doi.org/10.4000/medievalista.834

Edição

Secção

Artigos