Martin Codax: a história que a música conta

Autores

  • Manuel Pedro Ferreira Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical 1069-061, Lisboa, Portugal mpferreira@fcsh.unl.pt

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.1700

Palavras-chave:

Cantiga d'amigo; Género; Música; Métrica; Acentuação

Resumo

O cancioneiro de Martin Codax tem suscitado posições interpretativas nem sempre conciliáveis entre si. Aqui são apresentadas e discutidas as contribuições recentes mais significativas, em particular as de William Paden. Passa-se seguidamente a tentar perceber que aspectos musicais, no Pergaminho Vindel, poderão apontar para um antigo estilo de canção feminina simbolizado pela temática de “amigo”. Convocam-se os estudos de género e o seu impacto no debate sobre a cantiga d'amigo, avaliado por Alan Deyermond; apresentam-se as diversas abordagens suscitadas pelas melodias desde que foram descobertas. Explora-se ainda a diferença entre as cantigas II e III e as restantes aí apontadas, bem como a interpretação métrica da terceira, com referência aos trabalhos recentes de Stephen Parkinson e Rip Cohen, propondo-se novas edições musicais para essas duas cantigas (e também, de passagem, para a cantiga V). São finalmente identificados, de forma hipotética, os aspectos estilísticos no Pergaminho que poderão remontar à esfera da canção de mulher, por oposição aos que provavelmente espelham uma elaboração artística de iniciativa dos jograis galegos.

 

Bibliografia

Fontes impressas

500 Cantigas d’Amigo. Edição crítica de Rip Cohen. Porto: Campo das Letras, 2003.

AMERUS – Practica artis musice. Ed. Cesarino Ruini. Corpus scriptorum de musica, vol. 25. [Roma]: American Institute of Musicology, 1977.
Cancionero musical. Ed., selección y armonización Eduardo Martínez Torner. Madrid: Instituto Escuela, 1928.

Cantigas d'Amigo dos trovadores galego-portugueses. Ed. José Joaquim Nunes. 3 vols. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1926-1928.

Cantigas do Mar de Vigo. Edición crítica das cantigas de Meendinho, Johan de Cangas e Martin Codax. Ed. Antonio Fernández Guiadanes. Santiago de Compostela: Centro Ramón Piñeiro, 1998.

Cantigas medievais galego-portuguesas: corpus integral profano. Ed. e Coord. Graça Videira Lopes. 2 vols. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal / IEM / CESEM, 2016.

Estudos

ALEGRIA, José Augusto – A problemática musical das cantigas de amigo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1968.

ANGLÉS, Higinio – La Música de las Cantigas de Santa María del Rey Alfonso El Sabio, vol. III/2. Barcelona: Diputación Provincial de Barcelona - Biblioteca Central, 1958.

BOYNTON, Susan – “Women's Performance of the Lyric Before 1500”. in KLINCK, Anne; RASMUSSEN, Ann Marie (Eds.) – Medieval Woman's Song: Cross-Cultural Approaches. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2002, pp. 47-65.

BREWER, Charles E. – “The Cantigas d'Amigo of Martin Codax in the Context of Medieval Secular Latin Song”. La corónica 26/2 (1998), pp. 17-28.

CALVIA, Antonio – “A música do Pergamiño Vindel”. in Pergamino Vindel. Barcelona: M. Moleiro, 2016, pp. 161-82.

COHEN, Rip – “In the Beginning was the Strophe: Origins of the Cantiga d’Amigo Revealed!”. in LARANJINHA, Ana Sofia; MIRANDA, José Carlos (Coords.). Modelo: Actas do X Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005, pp. 243-255.

– “Internal rhyme and the history of strophic song”. Washington DC: Virtual Center for the Study of Galician-Portuguese Lyric, 2014. https://blogs.commons.georgetown.edu/cantigas

CUNHA, Celso Ferreira da – O Cancioneiro de Martin Codax. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1956 (reimpressão: Cancioneiros dos trovadores do mar. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1999).

– “Sobre o texto e a interpretação das cantigas de Martin Codax”. in Critique textuelle portugaise. Actes du coloque (Paris, 20-24 octobre 1981). Paris: Centre Culturel Portugais, 1986, pp. 65-83 (reimpressão: Cancioneiros dos trovadores do mar. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1999, pp. 511-529).

– “The Cantigas of Martin Codax - Edited with Commentary and Prolegomena”. in Pergamino Vindel. Barcelona: M. Moleiro, 2016, pp. 285-305.

DEYERMOND, Alan – “Some Problems of Gender and Genre in the Medieval Cantigas”. in OCAÑA, Antonio Cortijo; PERISSINOTTO, Giorgio; SHARRER, Harvey L. (Eds.) – Estudios galegos medievais. Santa Barbara: Centro de Estudios Galegos, Department of Spanish and Portuguese, University of California at Santa Barbara [Studia Hispanica Californiana, 1], 2001, pp. 43-59.

DUARTE, Luiz Fagundes – “Acerca do Ritmo nas Cantigas de Amigo”. in Actes du XVII Congrès International de Linguistique et Philologie Romanes. Aix-en-Provence: Université de Provence, 1986, vol. 8, pp. 225-236.

DUFFELL, Martin J. – “The Metric Cleansing of Hispanic Verse”. Bulletin of Hispanic Studies 76 (1999), pp. 151-168.

FERNÁNDEZ DE LA CUESTA, Ismael – “Les cantigas de amigo de Martín Codax”. Cahiers de civilisation médiévale 25 (1982), pp. 179-185 e 4 lâminas.

– Historia de la música española, 1. Desde los orígenes hasta el “ars nova”. Madrid: Alianza Editorial, 1983.

FERREIRA, Manuel Pedro – O som de Martin Codax – Sobre a dimensão musical da lírica galego-portuguesa (séculos XII-XIV). Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1986.

– “Codax revisitado”. Anuario de estudos literarios galegos(1998), pp. 157-68.

– “Musik und Betonung in cantigas d'amigo”. in CRAMER, Thomas et alii (Eds.) – Frauenlieder – Cantigas de amigo. Stuttgart: S. Hirzel, 2000, pp. 247-257.

– Cantus Coronatus – Sete cantigas d’El-Rei Dom Dinis. Kassel: Reichenberger, 2005.

– (Dir.) – Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento. 2 vols., 2 CDs. Lisboa: Arte das Musas / CESEM, 2008.

– Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsularvol. 1: Música palaciana. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda / Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

– “Estrutura e ornamentação melódica nas cantigas trovadorescas”. in Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsularvol. 1: Música palaciana. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda / Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, pp. 150-74.

– “Jograis, contrafacta, formas musicais: cultura urbana nas Cantigas de Santa Maria”. Alcanate. Revista de Estudios Alfonsíes 8 (2012-2013), pp. 43-53.

– “Editing the Cantigas de Santa Maria: Notational decisions”. Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 1/1 (2014), pp. 33-52.

– “Ler o Pergaminho Vindel: suporte; textos; autor”. in LOPES, Graça Videira; FERREIRA, Manuel Pedro (Coords.) – Do canto à escrita: novas questões em torno da lírica galego-portuguesa. Lisboa: IEM/CESEM, 2016, pp. 19-28.

HILLIER, Paul; The Theatre of Voices – Cantigas from the Court of Dom Dinis (CD HMU 907129). Los Angeles: Harmonia Mundi USA, 1995.

HUSEBY, Gerardo Victor – “The common melodic background of 'Ondas do mar de Vigo' and CSM #73”. in Studies on the Cantigas de Santa Maria: Art, Music, and Poetry. Madison, Wis.: Hispanic Seminary of Medieval Studies, 1987, pp. 189-201.

LÓPEZ-CALO, José – La música medieval en Galicia. La Coruña: Fundación “Pedro Barrié de la Maza, conde de Fenosa”, 1982.

– “O feito diferencial galego na música. Idade Media e Renacemento”. in O feito diferencial galego na música. Vol. II. Santiago de Compostela: A Editorial da Historia / Museo do Pobo Galego, 1998, pp. 9-39.

MASSINI-CAGLIARI, Gladis – “A notação musical como fonte para o estudo do ritmo lingüístico no período trovadoresco do português: as cantigas de amor de D. Dinis”. in MASSINI-CAGLIARI, Gladis; MUNIZ, Márcio R. C.; SODRÉ, Paulo Roberto (Orgs.) – Série Estudos Medievais 2: Fontes [recurso electrónico]. Vol. I. Araraquara: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2009, pp. 63-79.

MIRANDA, José Carlos Ribeiro – “Calheiros, Sandim e Bonaval: uma rapsódia de amigo”. Guarecer - revista electrónica de estudos medievais 1 (2016), pp. 47-62 [texto inicialmente publicado em 1994 em edição de autor].
 
– “Le surgissement de la culture troubadouresque dans l'occident de la Péninsule Ibérique: Les genres, les thèmes et les formes”. in TOUBER, Anton (Ed.) – Le rayonnement des troubadours. Actes du colloque de l’Association Internationale d’Études Occitanes. Amsterdam: Rodopi, 1998, pp. 97-105.

MONARI, Giorgio – Le cantigas de amigo di Martin Codax e l'interpretazione del ritmo della monodia medievale. Roma: Nuova cultura, 2004.

MONGELLI, Lênia Márcia – “Fremosos cantos: reflexões metodológicas sobre a lírica galego-portuguesa”. Bulletin du centre d’études médiévales d’Auxerre | BUCEMA [En ligne], Hors-série n° 2 (2008). http://cem.revues.org/9112 [#18]

MONROE, James T. – “Formulaic Diction and the Common Origins of Romance Lyric Tradition”. Hispanic Review 43 (1975), pp. 341-350.

MONTEAGUDO, Henrique et alii – Tres poetas medievais da Ría de Vigo: Martín Codax, Mendiño e Xohán de Cangas. Vigo: Editorial Galaxia, 1998.

MULLALLY, Robert – The Carole: A Study of a Medieval Dance. Farnham and Burlington, Vt.: Ashgate, 2011.

OLIVEIRA, António Resende de – “Para uma integração histórico-cultural do canto trovadoresco galego-português”. Máthesis 8 (1999), pp. 125-145.

PADEN, William D. – “The chronology of genres in medieval Galician-Portuguese lyric poetry”. La corónica 26/1 (1997), pp. 183-201.

– “Principles of Generic Classification in the Medieval European Lyric: The Case of Galician-Portuguese”. Speculum 81/1 (2006), pp. 76-96.

– “On the Music of Galician-Portuguese Secular Lyric: Sources, Genres, Performance”. in D’EMILIO, James (Ed.) – Culture and Society in Medieval Galicia: A Cultural Crossroads at the Edge of Europe. Leiden: Brill, 2015, pp. 862-893.

PARKINSON, Stephen – “Concurrent Patterns of Verse Design in the Galician-Portuguese Lyric”. in WHETNALL, J.; DEYERMOND, A. (Eds.) – Proceedings of the Thirteenth Colloquium [PMHRS, 51]. London: Department of Hispanic Studies, Queen Mary, University of London, 2006, pp. 19-38.

– “Métrica acentual nas cantigas de amigo”. in LOPES, Graça Videira; FERREIRA, Manuel Pedro (Coords.) – Do canto à escrita: novas questões em torno da lírica galego-portuguesa. Lisboa: IEM/ CESEM, 2016, pp. 29-42.

POPE, Isabel – “Medieval Latin Background of the Thirteenth-Century Galician Lyric”. Speculum 9 (1934), pp. 3-25.

PRIETO ALONSO, Domingos – “A métrica acentual na cantiga de amigo”. in Estudos Portugueses: Homenagem a Luciana Stegagno Picchio. Lisboa: Difel, 1991, pp. 111-142.

RECKERT, Stephen; Macedo, Hélder – Do cancioneiro de amigo, 1ª edição. Lisboa: Assírio & Alvim, 1976. 3ª edição. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.

RIBEIRO, Mário de Sampayo – “À margem do Cancioneiro de Manuel Joaquim”. Brotéria 33 (1941), pp. 383-417.

RIBERA, Julián – “De música y métrica gallegas”. in Homenage a Menéndez Pidal. Vol. III. Madrid, 1925, pp. 7-35.

SAMPEDRO Y FOLGAR, Casto – Cancionero Musical de Galicia. A Coruña: Fundación “Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa”, 1942 (reimpressão: 1982).

SCHAFFER, Martha E. – “The Galician-Portuguese Tradition and the Romance Kharjas”. Portuguese Studies 3 (1987), pp. 1-20.

SCHUBARTH, Dorothé; Santamarina, Antón – Cancioneiro Galego de tradición oral. A Coruña: Fundación “Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa”, 1982.

– Cancioneiro Popular Galego, 3 vols. A Coruña: Fundación “Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa”, 1984-1987.

SPAGGIARI, Barbara – “Il canzoniere di Martim Codax”. Studi medievali, 3a. serie, 21/1 (1980), pp. 367-409.

– “Un esempio di struttura poetica medievale: le cantigas de amigo di Martim Codax”. in Arquivos do Centro Cultural Português, vol. XV. Paris: Fundação C. Gulbenkian, 1980, pp. 749-839.

TAFALL ABAD, Santiago – “Texto musical de Martín Codax (interpretación y crítica)”. Boletín de la Real Academia Gallega, XII/118 (1917), pp. 265-71.

TAVANI, Giuseppe – Poesia e Ritmo. Lisboa: Sá da Costa, 1983.

– A poesia lírica galego-portuguesa. Lisboa: Editorial Comunicação, 1988.

UREÑA, Pedro Henríquez – La versificación irregular en la poesía castellana, 2ª ed. Madrid: Centro de Estudios Históricos, 1933.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Ferreira, M. P. (2018). Martin Codax: a história que a música conta. Medievalista, 1(24). https://doi.org/10.4000/medievalista.1700

Edição

Secção

Destaques