A cruz triunfal da Catedral de Nevers: técnica e exame de pintura

Autores

  • Nadia Bertoni Cren Unité Mixte de Recherche 6298 ARTEHIS, Université de Bourgogne, 21000, Dijon, France nadia.bertoni@gmail.com
  • Stéphane Cren Restaurateur du patrimoine, 71390, Chenôves, France info@crenconservation.fr

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.2321

Palavras-chave:

Cruz de madeira, Escultura, Policromia, Nogueira, Azurite

Resumo

A grande cruz de madeira policromada preservada na Catedral de Saint-Cyr et Sainte-Julitte em Nevers foi danificada com gravidade durante o bombardeamento de Julho de 1944. Restuarada e exposta numa cruz moderna em frente ao coro, a escultura sofreu uma nova queda em 2015. A conservação do trabalho, dirigida pelo DRAC-CRMH de Burdungy-Franche-Comté, foi precedida por uma fase de estudo técnico. Fizeram-se análises micro-estratigráficas, taxinómicas e radiométricas, bem como a dendrocronologia da cruz. A dendrocronologia da cruz de Nevers e a comparação com a datação por radiocarbono situaram a execução do trabalho no último quartel do século XII, confirmando que a. cruz e a escultura são contemporâneas. A qualidade da cruz triunfal de Nevers é ainda mais destacada com esta datação, que dá testemunho da riqueza dos contributos formais na Borgonha no século XII.

 

Referências bibliográficas

Fontes impressas

BALLESTREM, Agnes; PUISSANT, Martine – “La croix triomphale de l’église de Saint-Denis à Forest. Essai d’identification, examen et traitement”. Bulletin IRPA, XIII. Bruxelles, 1971/72.

BEER, Manuela – Triumphkreuze des Mittelalters. Ein Beitrag zu Typus und Genese im 12. Und 13. Jahrhundert. Ratisbone, 2005.

BERTONI CREN, Nadia; CREN, Stéphane – “Note dal restauro del crocefisso di San Salvatore”. in PREZZOLINI, Carlo (ed.) – Il crocifisso di Abbadia San Salvatore. Catechesi e Arte. Montepulciano (Siena), 2010.

CERVINI, Fulvio – “Di alcuni crocifissi trionfali del secolo XII nell’Italia Settentrionale”. Arte Medievale, VII, 2008, 1.

CROSNIER, Abbé Augustin Joseph – Monographie de la Cathédrale de Nevers. Société Nivernaise Des Lettres. Nevers, 1854.

FRODL, Walter – Kunst in Südtirol. München, 1960.

FALK, Birgitta; HÜLSEN-ESCH, Andrea von (ed.) – Mathilde, Glanzzeit des Essener Frauenstifts. Essen, 2011.

FRØYSAKER, Tine; KOLLANDSRUD, Kaja – “The Calvary group in Urnes Stave church, Norway: a technological examination”. in NADOLNY, Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.

HOFFMANN, Konrad (ed.) – The Year 1200. The Centennial exhibition at Metropolitan Museum of Art, the Cloisters. New York, 1970.

MOR, Luca – “Anno 1205 circa: la Croce trionfale di Gries”. in CANTONE, Valentina; FUMIAN, Silvia (ed.) – Le Arti a confronto con il Sacro. Metodi di ricerca e nuove prospettive d’indagine in ottica interdisciplinare. Padova, 2009.

MÜLLER, Theodor – “Ein romanicher Crocifixus aus Tirol”. Pantheon, LIV, 1974.

MÜLLER, Theodor – Gotische Skulptur in Tirol. Bozen-Innsbruck-Wien, 1976.

NADOLNY, Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.

NYBORG, Ebbe – “Danish Panel Painting until c. 1300”. in NADOLNY Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.

PAWLIK, Anna – “Mathildes Gedächtnisstiftung in Aschaffenburg”. in FALK, Birgitta; HÜLSEN-ESCH, Andrea von (ed.) – Mathilde, Glanzzeit des Essener Frauenstifts. Essen, 2011.

PLAHTER, Unn – “The Crucifix from Hemse. Analyses of the Painting Technique”. Maltechnik Restauro, 1. München, 1984.

RASMO, Nicolò – “Note sulla scultura medioevale atesina”, Cultura Atesina, I, 1947.

RASMO, Nicolò – “La scultura romanica nell’Alto Adige. Note e revisioni”, Cultura Atesina, VII, 1953.

SAUERLÄNDER, Willibald – Von Sens bis Strasburg. En beitrag zur kunstgeschichtlichen Stellung der Strasburger Querhausskulpturen. Berlin, 1966.

SERK DEWAIDE, Myriam; VERFAILLE, Simone – Le vieux Bon Dieu de Tancrémont. Bruxelles, 1987.

SERCK DEWAIDE, Myriam M.; KOCKAERT, Leopold; VAN STRYDONCK, Marc; VERFAILLE, Simone – “Le vieux Bon Dieu de Tancrémont. Histoire et traitement”. Bulletin de l’IRPA, XXIII. Bruxelles. 1991.

SERK DEWAIDE, Myriam – “Notre-Dame de Walcourt, une Vierge ottonienne et son revers du XIII° siècle. La statue en bois polychrome”. Bulletin de l’IRPA, 25. Bruxelles, 1993/94 (1996).

SPADA PINTARELLI, Silvia – “Anonimo scultore 1205. Crocifisso, Bolzano vecchia parrocchiale di Gries”. in CASTELNUOVO, Enrico (ed.), Imago Lignea. Sculture lignee nel Trentino dal XIII al XVI secolo. Trento, 1989.

TÅNGEBERG, Peter – Holzskulptur und Altarschrein. Studien zu Form, Material und Technik. München, 1989.

TÅNGEBERG, Peter – “The Crucifix from Hemse”. Maltechnik Restauro 1, München, 1984.

THOBY, Paul – Le crucifix des origines au Concile de Trente. Étude iconographique. Nantes, 1959.

UGGLAS, Carl R. – Gotlands medeltida träskulptur till och med höggotikens inbrott. Stockholm, 1915.

Estudos

PRINCIVALLE, Alessandro – Christ en croix en bois polychrome et ancienne croix de la cathédrale de Nevers. Rapport des analyses préalables à la restauration. Montagnana, 2017.

FRAITURE, Pascale – Rapport de dendrochronologie, Nevers, Cathédrale Saint-Cyr-et-Sainte-Julitte, Croix d’un Christ en croix. IRPA, Bruxelles, 2017.

BOUDIN, Mathieu – Radiocarbon dating report, Cathédrale de Nervers, Croix du Christ, Statue du Christ. IRPA, Bruxelles, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Cren, N. B., & Cren, S. (2019). A cruz triunfal da Catedral de Nevers: técnica e exame de pintura. Medievalista, 1(26). https://doi.org/10.4000/medievalista.2321